A obra que fará a transposição de água do Rio Capivari, em Colombo, até a Barragem do Iraí, no Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), está em ritmo acelerado. Prevista inicialmente para 2025, a obra será concluída ainda este ano com previsão de entrar em operação no fim de setembro, acrescentando cerca de 700 L/s ao sistema. A Sanepar está antecipando o projeto para minimizar os efeitos da crise hídrica que afeta o abastecimento de água na região há mais de um ano.

Para ser levada da Bacia do Capivari até a Bacia do Iraí, a água precisa percorrer um trajeto de 26,7 quilômetros. Numa combinação de tecnologia com recursos naturais, o modal inclui uma estrutura com a função de captar e bombear a água que será levada por tubulação até o Rio Timbu. E então, a água seguirá seu percurso natural e chegará à Barragem do Iraí, para ser tratada nas estações do Iraí e do Iguaçu.

Na unidade de captação, já foram construídos o canal de entrada e a barragem de nível no Rio Capivari, que irá funcionar com três bombas com potência de 117 HP cada. Também foram assentados os 10 quilômetros de tubulação para levar a água. Num dos trechos, foi construído um túnel com extensão de 57 metros que faz a travessia da tubulação sob a Estrada da Ribeira (BR 476), com o uso de tecnologia não destrutiva.

Além do percurso linear, a água precisa superar uma altitude de 122 metros do Morro do Roseira e fazer a transposição de uma bacia a outra. Para isso, já foi construída a estrutura da estação elevatória que terá quatro motores com potência de 850 HP cada.

Na execução, em regime emergencial, estão sendo alocadas oito frentes de trabalho simultâneas.

Entre todas as obras de captação de água executadas pela Sanepar para mitigar os efeitos da estiagem, esta é a que vai garantir maior volume de água ao SAIC. Outra diferença em relação às anteriores é que está é uma obra estruturante, ou seja, ela será incorporada de forma permanente ao Sistema de Abastecimento Integrado da Região Metropolitana. Concluída a fase emergencial, a Sanepar irá construir uma estação que fará o tratamento da água do Capivari. As adutoras implantadas agora para levar água bruta para o sistema Iraí, no futuro, irão levar água tratada e serão conectadas ao reservatório Monte Castelo, já existente, e ao futuro reservatório Roseira. Esse projeto faz parte do Plano Diretor do SAIC.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024