Com capacidades de armazenamento de cerca de 6 bilhões de metros cúbicos de gás natural, a RAG Austria AG é a maior empresa austríaca de armazenamento de gás natural, portanto, de energia. O gás é armazenado temporariamente em reservatórios esgotados. Como o gás natural absorve umidade no reservatório, ele é seco e limpo após a extração. Isto produz a água da mina, que é bombeada de volta para a instalação de armazenamento. Os sais e hidrocarbonetos dissolvidos na água não devem ser liberados no meio ambiente em nenhuma circunstância. Portanto, a fabricante AGRU forneceu um novo tipo de tubo composto de plástico de difusão estanque, o AGRU Sureline IV Barrier Pipe. A instalação especializada foi realizada pela RTi Austria GmbH.

O gás natural é produzido continuamente durante todo o ano em quantidades aproximadamente iguais e entregue por gasoduto ao longo de distâncias por vezes muito longas. O consumo é variável dependendo da época do ano e do dia. Para que o gás esteja disponível de forma flexível quando necessário, e assim compensar as flutuações de consumo, ele deve ser armazenado temporariamente. O uso subsequente de depósitos antigos e esgotados como instalações de armazenamento de gás natural é a forma mais eficiente, ambientalmente correta e segura de armazenamento de energia. A RAG Austria AG opera uma das maiores instalações de armazenagem da Europa Central. A instalação 7Fields conta com um volume de armazenamento de 1,7 bilhão de metros cúbicos é composta por vários antigos depósitos de gás na Alta Áustria e Salzburg. A instalação, que é única na Europa, possui cinco estações de armazenamento que estão conectadas às redes nacional e internacional através de gasodutos e um total de três estações de medição.

Durante a extração e secagem do gás temporariamente armazenado, a água da mina é produzida que ainda tem origem no mar primordial e é bombeada de volta para o depósito. A RAG Austria AG estava procurando um sistema de tubulação que efetivamente impedisse a difusão de hidrocarbonetos a partir da água da mina. Uma tubulação de aço instalada há alguns anos estava bastante corroída devido ao alto teor de sais e precisava ser substituída.

Embora os sistemas convencionais de tubos de PE sejam isentos de corrosão, neste caso eles não oferecem proteção suficiente contra a permeação de hidrocarbonetos através da parede do tubo. Portanto, o tubo multicamada estanque à difusão AGRU Sureline IV Barrier Pipe da AGRU foi escolhido para o novo duto reservatório. O tubo composto de plástico totalmente resistente à pressão foi especialmente desenvolvido para o transporte de águas residuais ou produtos químicos contaminados através de áreas ecologicamente sensíveis. Também pode ser usado para transportar água potável ou água ultrapura através de solos contaminados. A construção em três camadas de plásticos evita a contaminação do solo por infiltração e garante uma operação livre de manutenção. O tubo interno, estável, feito de PE 100-RC resistente a cargas pontuais, é permanentemente livre de corrosão e evita incrustações devido a superfícies internas lisas. Além disso, existe a camada de barreira estanque à difusão feita de plástico de alto desempenho. Ela protege o meio ambiente de todos os meios que são transportados na tubulação e não deve se difundir para o ambiente em nenhuma circunstância. Estes podem ser, por exemplo, efluentes contendo petróleo e gasolina, substâncias químicas, fluorcarbonetos e outros gases. Uma capa de proteção externa feita de PP resistente a riscos também permite a instalação usando técnicas alternativas não destrutivas. A tecnologia de conexão inclui métodos comprovados, como solda de topo por elemento aquecido ou solda por bobina aquecida.

 



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024