A Votorantim Energia e o Instituto Votorantim lançaram um programa para acelerar soluções inovadoras que contribuam para a resolução da escassez hídrica, a melhoria do acesso à água, bem como fortalecer o desafio de convivência com o semiárido.
Batizado de Lab Água, o projeto tem como objetivo se aprofundar no problema de falta de acesso ao recurso e proporcionar o desenvolvimento e o fortalecimento de iniciativas que possam ser replicadas em outras localidades. “A iniciativa prevê o teste dos projetos na Serra do Inácio, região carente de recursos básicos, na divisa entre Piauí e Pernambuco, e a participação da comunidade a fim de ampliar as possibilidades de aplicação e sustentabilidade dos projetos. Os moradores vão atuar em codesign, ajudando a desenhar os projetos que vão receber o capital semente”, diz Rômulo Vieira, diretor corporativo da Votorantim Energia.
A companhia atua na Serra do Inácio desde 2015, quando iniciou a construção do complexo de energia eólica Ventos do Piauí I, e já desenvolveu atividades socioambientais no sertão nordestino em ações de diferentes perfis, como mutirão de documentos, cisternas para pequenos agricultores, e também um curso técnico em energias renováveis, em parceria com Itaú Educação e Trabalho, governo do Estado de Pernambuco, entre outros apoiadores.
Mais Notícias HYDRO
Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.
16/12/2025
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025