Após cobranças da ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, o Ministério da Saúde publicou a nova Portaria de Padrões de Qualidade de Água Potável no Brasil (GM/MS 888, de 4 de maio de 2021), atualizando as diretrizes de potabilidade no país.

Dados da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento demonstram que 52% dos municípios brasileiros são abastecidos por águas subterrâneas ou uma mistura delas, sendo 36% exclusivamente por águas subterrâneas e 16% por sistemas mistos (águas subterrâneas e superficiais).

A nova portaria exclui os artigos que limitavam o uso de poços em áreas onde existissem redes públicas de abastecimento e impediam a mistura de água potável das concessionárias com águas subterrâneas. Para a entidade, esses itens na prática restringiam o uso legal de poços em áreas urbanas.

“Mesmo com um atraso de cinco anos, a portaria finalmente esclarece as questões mais relevantes envolvendo as concessionárias públicas de água e os usuários de poços, que tantas divergências trouxeram para o mercado, já que a perfuração ilegal compromete não só a sustentabilidade, como também a segurança hídrica dos cidadãos”, diz o geólogo José Paulo Netto, presidente da ABAS.

O dirigente explica que o aumento da demanda por água no país, assim como a possibilidade de redução de custos, levou inúmeros segmentos da indústria a optarem pela perfuração de poços, o que muitas vezes era feito de forma clandestina. “As restrições eram incompreensíveis, uma vez que direcionavam o usuário para a clandestinidade, pois sua subsistência dependia do fornecimento dessa água, que em muitos casos era a única fonte disponível. Agora, já não existe mais qualquer motivo para a ilegalidade”, ressalta.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024