Inaugurada há quase 25 anos, a Estação de Tratamento de Esgoto Insular, maior unidade de depuração de efluente sanitário de Florianópolis, SC, passa por ampliação e modernização de sua estrutura. As obras da Casan iniciaram em fevereiro deste ano, com a fundação para construção de um novo tanque aerador. Serão realizadas melhorias nas instalações elétricas e nas estruturas de apoio da estação, com adequação ao novo processo de tratamento que será adotado. A unidade também terá sua capacidade ampliada, passando de 296 para 612 L/s.

A modernização do tratamento será obtida com a substituição do sistema atual, de lodos ativados por aeração prolongada, pelo MBBR - Reator de Biofilme de Leito Móvel.

Entre as vantagens do MBBR estão a melhoria na eficiência do tratamento e maior simplicidade na operação do sistema, além de maior capacidade de suportar as variações nas vazões de pico, que acontecem nos meses chuvosos.

A ETE também passará a fazer o tratamento de esgoto em nível terciário, considerado o mais completo, pois além de matéria orgânica remove fósforo e nitrogênio do efluente final.

As obras na ETE Insular possibilitarão ampliar o sistema de esgotamento sanitário na região central de Florianópolis, com a implantação de rede de coleta de esgoto nos bairros José Mendes e Morro da Lagoa. Ao total serão beneficiados aproximadamente 225 mil habitantes.

A ampliação do SES Insular integra o Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina, direcionado para expandir o saneamento básico em todas as regiões e uma das ações prioritárias do Governo do Estado. O valor total do empreendimento é de R$ 144,8 milhões, viabilizados junto à Jica - Agência de Cooperação Internacional do Japão.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024