A Sabesp, a Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, e a Comgás inauguraram a Estação Elevatória de Água Conceição, a primeira do Brasil com bombeamento a gás natural. “Além da segurança operacional e energética, o projeto traz um ganho de 15% de eficiência quando comparado aos sistemas tradicionais. É mais energia com menos emissões. Traz competitividade para a Sabesp e para o Estado de São Paulo e nos motiva a seguir adiante ampliando essa iniciativa para outros municípios”, afirmou Antonio Simões, presidente da Comgás.

Para distribuição de água a regiões mais altas, a Sabesp utiliza uma estação elevatória de água tratada que conta com um sistema de bombeamento e precisa de energia elétrica para funcionar.

Com a nova tecnologia, o acionamento das bombas deixa de ser elétrico e passa a ser feito por um motor a gás natural. A mudança permite maior estabilidade no bombeamento, aprimorando a eficiência operacional e garantindo maior regularidade no fornecimento de água, além de diversificar a matriz energética. Em comparação, o gás natural tem apresentado regularidade de fornecimento até 80 vezes maior que a eletricidade na Região Metropolitana de São Paulo. A aplicação oferece tecnologia consolidada de baixo risco e ambientalmente amigável.

O aprimoramento de sistemas de bombeamento está previsto no contrato por contribuir com essa eficiência operacional, ao permitir maior controle da pressão de água, evitando vazamentos e permitindo que seja disponibilizada apenas a quantidade necessária de água a ser distribuída, evitando assim as perdas.

Além da inovação na elevatória que passa a funcionar a gás, foram realizadas obras de implantação de 6 km de adutoras, substituição de 25 km de tubulações, 16.500 trocas de ramais, entre outras ações, que reduziram em 25% as perdas de água da região sul de Osasco. O investimento total nesse programa de redução de perdas foi da ordem de R$ 50 milhões e irá beneficiar cerca de 9300 pessoas.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024