A Sabesp lançou no dia 20 de maio o edital de licitação para as obras de implantação do reservatório de água Cava da Pedreira no Guarujá, SP. Segundo Benedito Braga, diretor-presidente da Sabesp, a obra tem como objetivo resolver situações causadas por estiagem e alta demanda. “Com este reservatório suprindo completamente as demandas do Guarujá, não só o município como toda a Baixada Santista serão beneficiados”, explicou.

A construção do reservatório vem para aumentar a segurança hídrica no Guarujá, principalmente nos períodos de estiagem ou de alto consumo (verão). Nos últimos anos, a Sabesp executou um planejamento visando uma alternativa para garantir a normalidade do abastecimento da região. Após a realização de diversos estudos, a opção técnica e economicamente viável foi a utilização da Cava da Pedreira Engebrita como reservatório, alternativa indicada no Plano Diretor da Baixada Santista.

O empreendimento da Cava da Pedreira prevê ainda obras para ampliação da produção do Sistema Produtor de Água Jurubatuba dos atuais 2 mil para 2,5 mil L/s, beneficiando mais de 320 mil pessoas no Guarujá. A capacidade de volume útil do reservatório é de 3 bilhões de litros de água bruta.

Pelo projeto, também haverá interligação das adutoras de água bruta já existentes ao novo reservatório que será implantado. Por meio de um conjunto de bombeamento, a vazão de água para o abastecimento será equalizada. A proposta ainda inclui equipamentos de geração hidrelétrica para suprir até 20% da energia consumida pela estação elevatória de água, gerando economia de recursos. O dispositivo terá potência de 714 kW.

O orçamento previsto para o investimento é de R$ 133,6 milhões e o prazo para a execução das obras é de 60 meses a partir da assinatura do contrato com o vencedor da licitação, prevista para o segundo semestre deste ano. A expectativa de início de obra é em 2022.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024