O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto é uma autarquia municipal responsável por executar e explorar os serviços de água e esgoto de Marechal Cândido Rondon, PR. Para automatizar o sistema de abastecimento de água do município, o SAAE decidiu utilizar o Elipse E3, da Elipse Software.

O sistema foi implantado pela Alfacomp Automação Industrial. A comunicação entre as estações remotas e o Elipse E3 se dá via protocolo Modbus, por meio de redes de rádio na faixa dos 900 MHz. Através de uma tela que ilustra esses rádios, é possível monitorar o tempo de comunicação de cada estação remota com o software, bem como realizar ajustes nos parâmetros de comunicação, com retentativas de leitura e escrita. 

O Elipse E3 permite ao SAAE monitorar e executar comandos sobre as 31 unidades do sistema de abastecimento de água de Marechal Cândido Rondon. Para isto, o software disponibiliza uma tela destinada a cada unidade, pelas quais é possível supervisionar os níveis, vazões, pressões, tensões e correntes mensuradas e registradas pelos CLPs dos painéis de telemetria instalados em cada estação remota.

Na mesma tela, o E3 permite acompanhar a condição de operação das motobombas, informando se alguma delas está com defeito, sob manutenção ou em operação. Além disso, possibilita acompanhar ou resetar o período, em horas, de funcionamento das motobombas. Também permite visualizar e ajustar as configurações padrões destes equipamentos que foram definidas para as tensões, correntes e pressões com que bombeiam a água.

O mesmo controle vale para as configurações dos níveis de água nos reservatórios, os quais podem ser ajustados de forma que o sistema ligue ou desligue as motobombas conforme seja necessário, contribuindo assim para garantir o abastecimento e redução de desperdícios. Neste contexto voltado ao uso mais racional de água e energia, o Elipse E3 permite selecionar quais estações devem entrar em funcionamento nos horários de ponta conforme a demanda.

O software exibe ainda os níveis e volumes de água verificados no total e junto a cada reservatório, permitindo acessar as configurações padrões ajustáveis da altura da água em cada um deles. As vazões mensuradas nas motobombas localizadas entre os poços e reservatórios, tanto a total quanto a calculada por hora, também são monitoradas, assim como o tempo de varredura do sistema de automação em cada unidade.

A solução da Elipse também emite relatórios e gráficos dos eventos, históricos e alarmes assinalados no período estipulado pelo usuário. Em relação aos alarmes, caso algum valor definido na configuração padrão não esteja sendo respeitado, o software alerta os operadores via um sinal visual e sonoro. Os relatórios e gráficos podem ser exportados para PDF ou Excel, sendo instrumentos de extrema utilidade junto às auditorias de fiscalização.



Mais Notícias HYDRO



Projeto do Museu Água em São Paulo está aberto para patrocinadores

Empresas apoiadoras podem usar leis de incentivo fiscal.

22/06/2021


Tigre aposta em saneamento com oferta de estação de tratamento de esgoto unifamiliar

Solução reduz o custo de implantação em 40% e de operação em 30% comparado ao conceito tradicional.

22/06/2021


Sabesp automatiza processo de pesagem

Com as soluções da Toledo, há melhor controle da entrada e saída dos materiais, em especial de produtos químicos.

22/06/2021