Para plantas que requerem corrosão zero, a Gemü Válvulas e Sistemas de Medição e Controle tem pesquisado e trazido ao Brasil métodos inovadores para garantir a segurança em localidades remotas, todos comprovados internacionalmente. Uma das aplicações possíveis é a dessalinização da água do mar por meio da osmose reversa. A tecnologia foi aplicada pela Gemü e outras empresas em Cingapura, país insular que, há alguns anos, passou a investir pesado no tratamento e distribuição de água potável.

O primeiro grande sistema de desmineralização de água do mar da região, chamado Tuas Desalination, funciona pelo princípio da osmose reversa e produz mais de 136 mil m³ de água potável por dia. Para isso, a Gemü providenciou mais de 760 válvulas do tipo “borboleta” de diferentes formatos, capazes de resistir à corrosão da água do mar e filtrar fluidos em diversos pontos do sistema, como tanques e bombas.

As soluções tecnológicas trazidas para a localidade incluem atuadores pneumáticos e elétricos, além de pontos de operação manual. Em outros módulos, válvulas diafragma altamente resistentes a agentes químicos garantem a operação do sistema sem interrupções.

Como a dosagem química é automática, as válvulas podem ser controladas de forma remota, com abertura pneumática. Os equipamentos aptos a sistemas de alta pressão de bombeamento para os módulos de osmose são feitos em material especial, como Super Duplex A890, com operação remota e equipadas com posicionadores inteligentes.

A tecnologia envolvida no tratamento da água marinha envolve várias fases: retirada do fluido, abastecimento do sistema, filtração, flutuação e ventilação para remover partículas suspensas ou dissolvidas na água. Para essa limpeza completa, são aplicados cloretos, ácido sulfúrico (H2SO4), ácido hidroclórico HCl, soda cáustica (NaOH) e outros aditivos que permitem a filtragem por osmose reversa – tudo com o objetivo de trazer a água para o nível potável, com o pH desejado. Outros procedimentos envolvem vários controles para garantir que a água seja potável e segura para seres humanos.

Com todo esse processo, sem equipamentos altamente resistentes, os componentes por onde a água e os agentes químicos passam seriam danificados com frequência, devido à corrosão.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025