A Aegea Saneamento iniciou a fase operacional da PPP - Parceria Público-Privada com a Cesan - Companhia Espírito Santense de Saneamento, que contempla a concessão administrativa para a execução de obras de infraestrutura em esgotamento sanitário. A cidade é o terceiro município capixaba a contar com esse modelo para universalização dos serviços de esgoto, beneficiando 402 mil pessoas em Cariacica e em um bairro de Viana, no Espírito Santo.

A Aegea, por meio de sua concessionária Ambiental Cariacica, irá investir R$ 829 milhões em infraestrutura de saneamento, ao longo dos 30 anos de contrato, ampliando e modernizando o sistema de esgotamento sanitário do município. Aproximadamente R$ 122 milhões desse total serão aplicados nos primeiros cinco anos.

“Nossa atuação em Cariacica já começa com impactos bastante positivos, com geração de empregos e renda durante as obras iniciais. Temos o grande desafio de aproximação aos moradores e conscientização sobre a necessidade da interligação dos imóveis à rede e sobre o uso correto do sistema para evitar desperdícios e outros danos. Também contamos com um modelo de negócios focado em investimentos estratégicos, eficiência operacional, integridade e ética”, explica Radamés Casseb, Diretor Presidente da Aegea.

O investimento da nova PPP vai dobrar a cobertura do serviço que hoje atende cerca de 48% da população do município, e a universalização será alcançada em 2030, com o índice de 95% de cobertura.

Além de realizar a manutenção no sistema existente, o contrato prevê a construção de 556 km de novas redes coletoras, 42 mil novas ligações de esgoto, 73 novas estações elevatórias de esgoto, 39 km de linhas de recalque, desativação de quatro ETEs e ampliação de três, proporcionando uma capacidade de tratamento de esgoto de 950 L/s.

No Espírito Santo, a Aegea já atua há seis anos na Serra, município que atingiu 90% de cobertura, e iniciou há quatro anos as atividades em Vila Velha.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021