A SmartAcqua, startup criada em 2019 para oferecer às empresas de saneamento básico uma solução que utiliza inteligência artificial para gestão de perdas de água, foi a vencedora na categoria Eficiência Operacional do Desafio de Inovação no Saneamento – Open Spot, promovido pela Abes - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com a Infra Cast e Infra Women Brazil. “A perspectiva é ter pelo menos 20 cidades usando a nossa solução nos próximos 18 a 24 meses”, destaca Hélio Samora, sócio-fundador e CEO da SmartAcqua.

Na avaliação de Enéas Ripoli, sócio-fundador e CTO da SmartAcqua, o mercado de perdas de água necessita de uma alavancagem tecnológica e uma vez que uma entidade como a Abes, profissionais da área e empresas notáveis reconhecem o SmartAcqua como solução viável, isso ajuda muito no convencimento de possíveis clientes. “Algumas empresas de saneamento públicas e privadas e prestadores de serviços já estão utilizando a solução sob forma de prova de conceito ou piloto. Com o novo marco regulatório e a escassez de água em algumas regiões, o que torna o combate a perdas de água imprescindível, acredito que em breve a nossa ferramenta será de grande valia para as empresas do segmento”, acrescenta Ripoli.

Além da tecnologia para integração de dados, inteligência artificial, algoritmos e melhores práticas operacionais que permitem potencializar, georreferenciar e combater sistematicamente as perdas comerciais e físicas de água, a versão atual do SmartAcqua agregou também a integração com sistemas de geofonamento, novos mapas de calor, novos relatórios, e ainda a condição de interagir com a modelagem hidráulica e localizar vazamentos em redes e ramais através de sensores de ruídos em real time.

O Open Spot Abes conta com o apoio da AEGEA, Sabesp, Suez, BRK, Vita, Effico e câmaras temáticas da Abes de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes e de Tecnologia da Informação e Inovação.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021