A SmartAcqua, startup criada em 2019 para oferecer às empresas de saneamento básico uma solução que utiliza inteligência artificial para gestão de perdas de água, foi a vencedora na categoria Eficiência Operacional do Desafio de Inovação no Saneamento – Open Spot, promovido pela Abes - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com a Infra Cast e Infra Women Brazil. “A perspectiva é ter pelo menos 20 cidades usando a nossa solução nos próximos 18 a 24 meses”, destaca Hélio Samora, sócio-fundador e CEO da SmartAcqua.

Na avaliação de Enéas Ripoli, sócio-fundador e CTO da SmartAcqua, o mercado de perdas de água necessita de uma alavancagem tecnológica e uma vez que uma entidade como a Abes, profissionais da área e empresas notáveis reconhecem o SmartAcqua como solução viável, isso ajuda muito no convencimento de possíveis clientes. “Algumas empresas de saneamento públicas e privadas e prestadores de serviços já estão utilizando a solução sob forma de prova de conceito ou piloto. Com o novo marco regulatório e a escassez de água em algumas regiões, o que torna o combate a perdas de água imprescindível, acredito que em breve a nossa ferramenta será de grande valia para as empresas do segmento”, acrescenta Ripoli.

Além da tecnologia para integração de dados, inteligência artificial, algoritmos e melhores práticas operacionais que permitem potencializar, georreferenciar e combater sistematicamente as perdas comerciais e físicas de água, a versão atual do SmartAcqua agregou também a integração com sistemas de geofonamento, novos mapas de calor, novos relatórios, e ainda a condição de interagir com a modelagem hidráulica e localizar vazamentos em redes e ramais através de sensores de ruídos em real time.

O Open Spot Abes conta com o apoio da AEGEA, Sabesp, Suez, BRK, Vita, Effico e câmaras temáticas da Abes de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes e de Tecnologia da Informação e Inovação.



Mais Notícias HYDRO



Antares fornece serviços de reciclagem de resíduos químicos

Empresa conta com bases de reciclagem e captação espalhadas pelo país, além de caminhões especiais para coleta.

19/04/2021


Amanco Wavin já forneceu mais de 60 km de tubulação para Novo Rio Pinheiros

Projeto já impactou mais de 230 mil imóveis por meio da implementação do tratamento de esgoto.

19/04/2021


Sabesp apresenta plano de investimento na reunião do Sindesam

Também foram apresentados os projetos da companhia para 2021/2022 na Baixada Santista e interior.

20/04/2021