A SmartAcqua, startup criada em 2019 para oferecer às empresas de saneamento básico uma solução que utiliza inteligência artificial para gestão de perdas de água, foi a vencedora na categoria Eficiência Operacional do Desafio de Inovação no Saneamento – Open Spot, promovido pela Abes - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com a Infra Cast e Infra Women Brazil. “A perspectiva é ter pelo menos 20 cidades usando a nossa solução nos próximos 18 a 24 meses”, destaca Hélio Samora, sócio-fundador e CEO da SmartAcqua.

Na avaliação de Enéas Ripoli, sócio-fundador e CTO da SmartAcqua, o mercado de perdas de água necessita de uma alavancagem tecnológica e uma vez que uma entidade como a Abes, profissionais da área e empresas notáveis reconhecem o SmartAcqua como solução viável, isso ajuda muito no convencimento de possíveis clientes. “Algumas empresas de saneamento públicas e privadas e prestadores de serviços já estão utilizando a solução sob forma de prova de conceito ou piloto. Com o novo marco regulatório e a escassez de água em algumas regiões, o que torna o combate a perdas de água imprescindível, acredito que em breve a nossa ferramenta será de grande valia para as empresas do segmento”, acrescenta Ripoli.

Além da tecnologia para integração de dados, inteligência artificial, algoritmos e melhores práticas operacionais que permitem potencializar, georreferenciar e combater sistematicamente as perdas comerciais e físicas de água, a versão atual do SmartAcqua agregou também a integração com sistemas de geofonamento, novos mapas de calor, novos relatórios, e ainda a condição de interagir com a modelagem hidráulica e localizar vazamentos em redes e ramais através de sensores de ruídos em real time.

O Open Spot Abes conta com o apoio da AEGEA, Sabesp, Suez, BRK, Vita, Effico e câmaras temáticas da Abes de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes e de Tecnologia da Informação e Inovação.



Mais Notícias HYDRO



Boom de ultrafiltração impulsiona mercado de membranas no saneamento

Marcelo Bueno, gerente da Toray, destaca avanço da tecnologia no Brasil, com projetos municipais de grande porte e aplicações que substituem ETAs convencionais.

04/11/2025


Higra anuncia crescimento de 20% em 2025

Resultado é histórico na empresa.

04/11/2025


Luxtel amplia presença no saneamento com soluções em PRFV

Empresa nacional aposta em tanques, reservatórios e biomídias em PRFV para atender à crescente demanda de ETAs e ETEs.

04/11/2025