A SmartAcqua, startup criada em 2019 para oferecer às empresas de saneamento básico uma solução que utiliza inteligência artificial para gestão de perdas de água, foi a vencedora na categoria Eficiência Operacional do Desafio de Inovação no Saneamento – Open Spot, promovido pela Abes - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com a Infra Cast e Infra Women Brazil. “A perspectiva é ter pelo menos 20 cidades usando a nossa solução nos próximos 18 a 24 meses”, destaca Hélio Samora, sócio-fundador e CEO da SmartAcqua.

Na avaliação de Enéas Ripoli, sócio-fundador e CTO da SmartAcqua, o mercado de perdas de água necessita de uma alavancagem tecnológica e uma vez que uma entidade como a Abes, profissionais da área e empresas notáveis reconhecem o SmartAcqua como solução viável, isso ajuda muito no convencimento de possíveis clientes. “Algumas empresas de saneamento públicas e privadas e prestadores de serviços já estão utilizando a solução sob forma de prova de conceito ou piloto. Com o novo marco regulatório e a escassez de água em algumas regiões, o que torna o combate a perdas de água imprescindível, acredito que em breve a nossa ferramenta será de grande valia para as empresas do segmento”, acrescenta Ripoli.

Além da tecnologia para integração de dados, inteligência artificial, algoritmos e melhores práticas operacionais que permitem potencializar, georreferenciar e combater sistematicamente as perdas comerciais e físicas de água, a versão atual do SmartAcqua agregou também a integração com sistemas de geofonamento, novos mapas de calor, novos relatórios, e ainda a condição de interagir com a modelagem hidráulica e localizar vazamentos em redes e ramais através de sensores de ruídos em real time.

O Open Spot Abes conta com o apoio da AEGEA, Sabesp, Suez, BRK, Vita, Effico e câmaras temáticas da Abes de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes e de Tecnologia da Informação e Inovação.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025