Uma ação integrada dos setores comercial e operacional da Águas Colíder, empresa controlada pela Iguá Saneamento, evitou no mês de fevereiro, o desperdício de mais de 40 milhões de litros de água tratada em vazamentos nas tubulações e ligações clandestinas na rede de abastecimento. A quantidade economizada equivale a 16 piscinas olímpicas, suficiente para o consumo de 12.300 mil pessoas ao longo de 21 dias.

As ações como a pesquisas de vazamentos, substituição de redes, agilidade nos reparos dos vazamentos, gerenciamento dos níveis de pressão na rede de abastecimento, acompanhada de investimentos em hidrometria e inovação tecnológica, ampliam a eficiência operacional e segurança hídrica, elevando a qualidade de vida da comunidade e o cuidado com meio ambiente.

Com a realização de um trabalho estratégico e constantes investimentos, foi atingida a marca de 20,84%, número abaixo da média nacional, que registra o índice de 38,45%.

As atividades desenvolvidas pelas equipes têm acompanhamento mensal e metodologias reconhecidas pela IWA – International Water Association, que permitem intensificar o controle do sistema de abastecimento.

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas.



Mais Notícias HYDRO



Inovação ganha escala e chega às concessões da Águas do Brasil

Companhia investe R$ 13 milhões em três anos e leva soluções digitais para 14 operações.

17/04/2026


Sanepar testa solução móvel e de baixo custo para monitoramento da água

Sistema flutuante permite análise em tempo real e amplia cobertura em rios.

17/04/2026


BRK inicia modernização do parque de hidrômetros em Macaé

Serão mais de 12 mil substituições e 600 padronizações de ramais em até 12 meses.

17/04/2026