Uma ação integrada dos setores comercial e operacional da Águas Colíder, empresa controlada pela Iguá Saneamento, evitou no mês de fevereiro, o desperdício de mais de 40 milhões de litros de água tratada em vazamentos nas tubulações e ligações clandestinas na rede de abastecimento. A quantidade economizada equivale a 16 piscinas olímpicas, suficiente para o consumo de 12.300 mil pessoas ao longo de 21 dias.

As ações como a pesquisas de vazamentos, substituição de redes, agilidade nos reparos dos vazamentos, gerenciamento dos níveis de pressão na rede de abastecimento, acompanhada de investimentos em hidrometria e inovação tecnológica, ampliam a eficiência operacional e segurança hídrica, elevando a qualidade de vida da comunidade e o cuidado com meio ambiente.

Com a realização de um trabalho estratégico e constantes investimentos, foi atingida a marca de 20,84%, número abaixo da média nacional, que registra o índice de 38,45%.

As atividades desenvolvidas pelas equipes têm acompanhamento mensal e metodologias reconhecidas pela IWA – International Water Association, que permitem intensificar o controle do sistema de abastecimento.

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas.



Mais Notícias HYDRO



Copasa planeja investir R$ 21 bilhões nos próximos cinco anos

Montante será destinado a obras que garantam qualidade dos serviços de água e esgoto.

20/01/2026


Novo sistema de flocodecantador garante tratamento de água em Matinhos mesmo com chuva

Sistema foi implantado pela Sanepar no litoral do Paraná.

20/01/2026


Novo centro usa inteligência artificial para apoiar o monitoramento de esgoto e a saúde pública em São Carlos

O projeto tem duração prevista de cinco anos e conta com investimento próximo de R$ 10 milhões.

20/01/2026