A Ambipar, empresa especializada em gestão ambiental, adquiriu o controle da AFC Soluções Ambientais, sediada em Cabo de Santo Agostinho, PE. O objetivo é continuar com o plano de expansão através de crescimento orgânico e inorgânico. A aquisição representa a ampliação das suas atividades na região Nordeste, atuando na área de gerenciamento total de resíduos com soluções integradas.

A AFC possui 10 anos de experiência no mercado de gestão de resíduos industriais, com trabalhos concentrados no Nordeste do Brasil. Iniciou as atividades com uma central de tratamento de efluentes no Complexo Portuário de Suape. Atualmente, atua no gerenciamento de resíduos em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Oferece serviços completos voltados ao desenvolvimento e implementação de tecnologias nos processos dos clientes. Possui uma área industrial de 74 mil metros quadrados e frota de veículos próprios, incluindo caminhões especiais, monitorados por GPS. A AFC controla desde a coleta até a destinação final de resíduos, garantindo segurança e rastreabilidade em todas as etapas do processo. A empresa conta com uma ETE própria, com oito baias de descarga operando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Segundo José Leonardo Firmino, engenheiro químico da estação de tratamento da AFC Ambiental, além de efluentes sanitários e biodegradáveis, a unidade está preparada para receber diversos tipos de resíduos industriais. Possui uma unidade para tratamento de efluentes oleosos e das indústrias de tintas, passivações químicas, produtos de higiene pessoal e limpeza, sanitizantes e desinfetantes, metalúrgicas e estaleiros, têxteis e alimentos em geral. Com capacidade projetada para 60 m3/h, a estação adota sistema de aeração por ar difuso, com centrífugas para remoção do lodo biológico e físico-químico.

A maior parte do efluente tratado é reutilizada nos processos internos de limpeza da ETE, preparação dos produtos de coagulação no processo físico-químico, bem como na higienização da frota. Todo o processo é licenciado e autorizado pelo órgão ambiental estadual e obedece aos padrões do Conama.

No Brasil, a Ambipar pretende continuar os investimentos em crescimento inorgânico nessa região, para complementar o portfólio de serviços ambientais. Já no pilar de atendimentos emergenciais, o foco é a implantação de novas bases comerciais e operacionais, além de aquisições no exterior para consolidar presença nos Estados Unidos e Europa. A mais recente foi a compra da Enviroclear, do Reino Unido. Com sede em Nova Odessa, SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 15 países, formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response. A companhia possui um laboratório de PD&I para desenvolver tecnologias e inovações a partir de resíduos.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024