A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas realizará no dia 25 de fevereiro, às 16 horas, no canal da ABNT no YouTube, um evento virtual para discutir questões como a transformação de sucatas plásticas que saem do Ecoparque até se transformarem em produto final para uso do consumidor, destinação de resíduos urbanos e industriais via aproveitamento energético, PNRS - Plano Nacional de Resíduos Sólidos e atribuições dos agentes do ciclo de vida dos produtos, economia circular e logística reversa.

Ecoparques têm em seu escopo coleta urbana, classificação de resíduos, aterros sanitários, cadeia específica de resíduo de construção civil e de resíduos de serviços da saúde, destinação (descarte) e aterros de resíduos. De modo geral, é para onde se destinam e são tratados os resíduos sólidos urbanos. É o local onde o material deve ser preparado e na primeira etapa deve passar por um tratamento mecânico, onde é gerado o CDR e os recicláveis. Depois, os finos orgânicos podem ir para secagem, biodigestão, compostagem ou mecanização.

A ABNT, em parceria com a Abema - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, está trabalhando em um plano para elaborar normas para cada uma dessas etapas. Além disso, o convênio tem o objetivo de fazer uma força-tarefa para atualizar e elaborar novas normas referentes aos setores de meio ambiente, resíduos e saneamento.
Na área específica de saneamento, a ABNT mantém em seu acervo 208 normas já publicadas (através do Comitê Brasileiro de Saneamento Básico ABNT/CB-177) e 73 projetos em andamento. Na área de resíduos, são 27 normas publicadas e 7 projetos em andamento. Desse total, 25 normas sobre resíduos estão desatualizadas e necessitam de revisão para que possam atender à Lei de Liberdade Econômica, que estabelece que quando não existir norma ou quando esta estiver desatualizada, será adotada uma norma internacional.
Inscrições: www.sympla.com.br/webinar-ecoparques__1125186.

 



Mais Notícias HYDRO



Antares fornece serviços de reciclagem de resíduos químicos

Empresa conta com bases de reciclagem e captação espalhadas pelo país, além de caminhões especiais para coleta.

19/04/2021


Amanco Wavin já forneceu mais de 60 km de tubulação para Novo Rio Pinheiros

Projeto já impactou mais de 230 mil imóveis por meio da implementação do tratamento de esgoto.

19/04/2021


Sabesp apresenta plano de investimento na reunião do Sindesam

Também foram apresentados os projetos da companhia para 2021/2022 na Baixada Santista e interior.

20/04/2021