O edifício de escritórios E1, localizado dentro do condomínio de uso misto Parque Corporativo Bresco Viracopos em Campinas, SP, recebeu a certificação LEED Gold na versão v.4. Além de diversas ações ambientais, como a construção de usina com painéis fotovoltaicos, ponto para abastecimento de carros elétricos, iluminação LED e infraestrutura elétrica e de dados subterrânea, o empreendimento conta com uma ETE – estação de tratamento de efluentes com membranas de ultrafiltração para produção de água de reúso, destinada à irrigação e descargas de bacias sanitárias.

Com capacidade de aproximadamente 154 m³/dia em funcionamento 24 horas, a ETE foi projetada e executada pela Hydrosolution Comércio Engenharia e Consultoria, de São Paulo, com membranas da japonesa Toray. O sistema é centralizado para todo o empreendimento. Após o tratamento, a água de reúso é armazenada em um reservatório de 450 m³ e distribuída aos imóveis do Parque Bresco Viracopos, como o edifício E1, que possui armazenamento próprio com capacidade de 55 m³, proporcionando autonomia para dois dias de consumo. Os efluentes do E1 são derivados apenas de sanitários e lavatórios (não há cozinha própria). A ETE, por sua vez, trata todos os tipos de efluentes domésticos, além dos sanitários, chuveiros, cozinhas e restaurantes instalados no local.

As reduções de consumo de água potável são de 100% para mictórios e bacias sanitárias e também na parte externa (irrigação automática). A redução estimada de água potável na área interna atinge 70%. “Na obtenção da certificação LEED do empreendimento, para o item Water Efficiency foi possível atingir 100% dos pontos e, dessa forma, obter ainda Desempenho Exemplar”, diz Carlos Eduardo Sisti, diretor de Operações da Bresco. A água potável é fornecida pela Sanasa.

Cerca de 270 pessoas ocuparão o edifício E1, que será entregue em março de 2021. A região não era atendida pela rede pública de esgoto até ao final de 2019. Por isso, a Bresco também instalou as tubulações, com extensão de 3 km para alcançar a rede da concessionária e realizar o lançamento da água tratada excedente.

O E1 Viracopos é um prédio corporativo com conceito aberto em campus, que integra o Parque Corporativo Bresco Viracopos, considerado um dos empreendimentos mais sustentáveis do Brasil. O local conta com três imóveis certificados: o G1 Viracopos (LEED Gold), Hotel Ramada (LEED Silver) e Bresco Mall (Certificado LEED). Conta com aproximadamente 1 milhão de m² de terreno e 418 mil m² de área potencial construída. Ao lado do Aeroporto de Viracopos, abriga prédios de escritório, centros de treinamento, galpões para logística, indústria leve e tecnologia. Oferece também área de conveniência com academia, restaurantes e outros serviços.

O parque tem 247 mil m² de área verde preservada e recebeu o plantio, manutenção e conservação de mais de 26 mil espécies da Mata Atlântica. Além disso, há programas de controle e monitoramento da fauna, avaliações periódicas da emissão de ruídos gerados pelo empreendimento, controle da qualidade da água do córrego Viracopos, no trecho em que cruza o Parque Corporativo, e coleta seletiva de lixo.
 



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025