O edifício de escritórios E1, localizado dentro do condomínio de uso misto Parque Corporativo Bresco Viracopos em Campinas, SP, recebeu a certificação LEED Gold na versão v.4. Além de diversas ações ambientais, como a construção de usina com painéis fotovoltaicos, ponto para abastecimento de carros elétricos, iluminação LED e infraestrutura elétrica e de dados subterrânea, o empreendimento conta com uma ETE – estação de tratamento de efluentes com membranas de ultrafiltração para produção de água de reúso, destinada à irrigação e descargas de bacias sanitárias.

Com capacidade de aproximadamente 154 m³/dia em funcionamento 24 horas, a ETE foi projetada e executada pela Hydrosolution Comércio Engenharia e Consultoria, de São Paulo, com membranas da japonesa Toray. O sistema é centralizado para todo o empreendimento. Após o tratamento, a água de reúso é armazenada em um reservatório de 450 m³ e distribuída aos imóveis do Parque Bresco Viracopos, como o edifício E1, que possui armazenamento próprio com capacidade de 55 m³, proporcionando autonomia para dois dias de consumo. Os efluentes do E1 são derivados apenas de sanitários e lavatórios (não há cozinha própria). A ETE, por sua vez, trata todos os tipos de efluentes domésticos, além dos sanitários, chuveiros, cozinhas e restaurantes instalados no local.

As reduções de consumo de água potável são de 100% para mictórios e bacias sanitárias e também na parte externa (irrigação automática). A redução estimada de água potável na área interna atinge 70%. “Na obtenção da certificação LEED do empreendimento, para o item Water Efficiency foi possível atingir 100% dos pontos e, dessa forma, obter ainda Desempenho Exemplar”, diz Carlos Eduardo Sisti, diretor de Operações da Bresco. A água potável é fornecida pela Sanasa.

Cerca de 270 pessoas ocuparão o edifício E1, que será entregue em março de 2021. A região não era atendida pela rede pública de esgoto até ao final de 2019. Por isso, a Bresco também instalou as tubulações, com extensão de 3 km para alcançar a rede da concessionária e realizar o lançamento da água tratada excedente.

O E1 Viracopos é um prédio corporativo com conceito aberto em campus, que integra o Parque Corporativo Bresco Viracopos, considerado um dos empreendimentos mais sustentáveis do Brasil. O local conta com três imóveis certificados: o G1 Viracopos (LEED Gold), Hotel Ramada (LEED Silver) e Bresco Mall (Certificado LEED). Conta com aproximadamente 1 milhão de m² de terreno e 418 mil m² de área potencial construída. Ao lado do Aeroporto de Viracopos, abriga prédios de escritório, centros de treinamento, galpões para logística, indústria leve e tecnologia. Oferece também área de conveniência com academia, restaurantes e outros serviços.

O parque tem 247 mil m² de área verde preservada e recebeu o plantio, manutenção e conservação de mais de 26 mil espécies da Mata Atlântica. Além disso, há programas de controle e monitoramento da fauna, avaliações periódicas da emissão de ruídos gerados pelo empreendimento, controle da qualidade da água do córrego Viracopos, no trecho em que cruza o Parque Corporativo, e coleta seletiva de lixo.
 



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021