A Sanesul – Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul lançou um edital internacional para selecionar startups com soluções tecnológicas voltadas ao tratamento de água subterrânea nos municípios de Naviraí e Juti. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Itaipu Parquetec e o Fonplata – Banco de Desenvolvimento, recebe inscrições até 10 de novembro de 2026.
Em Naviraí, o desafio consiste na remoção de caulim naturalmente presente na água subterrânea, visando melhorar a qualidade da água e reduzir os custos operacionais. Já em Juti, a companhia busca tecnologias para remover flúor e sais dissolvidos, de modo a adequar a água aos padrões de potabilidade. O sistema local atende mais de 5 mil habitantes.
O edital prevê a seleção de até quatro startups, duas para cada desafio, com tecnologias em níveis de maturidade TRL 5 a 9. Cada empresa selecionada receberá R$ 79 mil, além de mentoria técnica e acesso à infraestrutura da Sanesul para realização de Provas de Conceito (PoCs) em condições reais de operação.
Podem participar startups do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. As inscrições estão disponíveis no site do programa Sanesul Innova, do Itaipu Parquetec: https://bit.ly/3VCO3pD.
Mais Notícias HYDRO
Solução começa a ser testada em Timbó, SC, em cooperação com o SAMAE.
13/10/2026
Estudo foi apresentado no congresso Aladyr, realizado em setembro em São Paulo.
13/10/2026
Evento será realizado de 23 a 25 de novembro e reunirá representantes de diferentes setores para discutir desafios comuns.
13/10/2026