A Passarelli, empresa de engenharia e construção, está à frente das obras para a melhoria e modernização do sistema de esgoto de Maracanaú, CE. A obra beneficiará os mais de 230 mil habitantes da cidade e contemplará três estações elevatórias com respectivas linhas de recalque e substituição de diversos trechos da rede coletora, coletor tronco e interceptares existentes. No projeto, as novas linhas de recalque serão assentadas, em grande parte, nos acostamentos e canteiros centrais com o intuito de diminuir o maior número possível de interferências.

Serão utilizados 9 km de tubulações de PEAD com diâmetros de 1000 e 800 mm na linha de recalque. Já para o coletor tronco e redes coletoras serão em torno 10 quilômetros de tubos de até 1000 mm. Além disso, a Passarelli instalará três estações elevatórias, duas de grande porte (500 L/s) e uma média (220 L/s).

O escopo da obra prevê ainda a instalação de sistema preliminar mecanizado, para a otimização do processo operacional de prevenção quanto às obstruções e limpeza no sistema elevatório, contribuindo para a continuidade e melhor funcionamento das estações. Também serão realizadas substituições de rede coletora e instalados ramais de ligações domiciliares.

Ao todo, o projeto custará R$ 82 milhões, e irá contar, em alguns momentos, com 200 pessoas trabalhando, com previsão de conclusão em fevereiro de 2022.

Além dessa obra, a Passarelli participa do processo de despoluição do Programa Novo Pinheiros, em São Paulo, em duas frentes, nos córregos Pedreira/Olaria e Pirajuçara, com a implantação de coletores e ligações de esgoto à rede de tratamento, e do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do entorno da Baía de Guanabara, RJ, com a implantação do coletor tronco Faria-Timbó, após a entrega do coletor tronco Cidade Nova. Além disso, a empresa está iniciando as obras do Lote 4 e acaba de entregar o lote 1 do Cinturão das Águas, considerado um dos principais projetos do Nordeste brasileiro, que permite às águas do rio São Francisco chegarem até a população cearense, tanto para a irrigação como para o consumo; está executando as obras da Adutora do Agreste em Pernambuco, e de uma Estação de Tratamento de Esgoto para a BRK Ambiental em Araguaína, TO.

Recentemente, a Passarelli fechou contrato de EPC com a BRK Ambiental para realizar as principais obras de saneamento da região metropolitana de Maceió, AL, contratadas no leilão da Casal - Companhia de Saneamento de Alagoas.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025