A Passarelli, empresa de engenharia e construção, está à frente das obras para a melhoria e modernização do sistema de esgoto de Maracanaú, CE. A obra beneficiará os mais de 230 mil habitantes da cidade e contemplará três estações elevatórias com respectivas linhas de recalque e substituição de diversos trechos da rede coletora, coletor tronco e interceptares existentes. No projeto, as novas linhas de recalque serão assentadas, em grande parte, nos acostamentos e canteiros centrais com o intuito de diminuir o maior número possível de interferências.

Serão utilizados 9 km de tubulações de PEAD com diâmetros de 1000 e 800 mm na linha de recalque. Já para o coletor tronco e redes coletoras serão em torno 10 quilômetros de tubos de até 1000 mm. Além disso, a Passarelli instalará três estações elevatórias, duas de grande porte (500 L/s) e uma média (220 L/s).

O escopo da obra prevê ainda a instalação de sistema preliminar mecanizado, para a otimização do processo operacional de prevenção quanto às obstruções e limpeza no sistema elevatório, contribuindo para a continuidade e melhor funcionamento das estações. Também serão realizadas substituições de rede coletora e instalados ramais de ligações domiciliares.

Ao todo, o projeto custará R$ 82 milhões, e irá contar, em alguns momentos, com 200 pessoas trabalhando, com previsão de conclusão em fevereiro de 2022.

Além dessa obra, a Passarelli participa do processo de despoluição do Programa Novo Pinheiros, em São Paulo, em duas frentes, nos córregos Pedreira/Olaria e Pirajuçara, com a implantação de coletores e ligações de esgoto à rede de tratamento, e do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do entorno da Baía de Guanabara, RJ, com a implantação do coletor tronco Faria-Timbó, após a entrega do coletor tronco Cidade Nova. Além disso, a empresa está iniciando as obras do Lote 4 e acaba de entregar o lote 1 do Cinturão das Águas, considerado um dos principais projetos do Nordeste brasileiro, que permite às águas do rio São Francisco chegarem até a população cearense, tanto para a irrigação como para o consumo; está executando as obras da Adutora do Agreste em Pernambuco, e de uma Estação de Tratamento de Esgoto para a BRK Ambiental em Araguaína, TO.

Recentemente, a Passarelli fechou contrato de EPC com a BRK Ambiental para realizar as principais obras de saneamento da região metropolitana de Maceió, AL, contratadas no leilão da Casal - Companhia de Saneamento de Alagoas.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021