A Alfamec aposta na eficiência energética como diferencial para o setor de saneamento com o Alfa Turbo, aerador superficial de alta rotação e fluxo descendente voltado para sistemas biológicos de tratamento de esgoto. Desenvolvido ao longo de quatro anos e patenteado no Brasil, o equipamento foi projetado para aumentar a transferência de oxigênio ao efluente com menor consumo de energia.

Fundada em 2006, a Alfamec está sediada em Ribeirão Pires, SP, com engenharia e fabricação próprias, atendendo clientes dos setores industrial, hospitalar, comercial, condominial e de saneamento. Além de estações de tratamento de água e esgoto, sistemas para reúso e separadores de água e óleo, a empresa desenvolve tecnologias próprias para aeração, incluindo modelos de baixa rotação.

Segundo Carlos Manuel Cabezas Garate, engenheiro e fundador da empresa, a tecnologia utiliza um sistema de convecção forçada que permite dobrar a introdução de oxigênio em condições normais de operação. “Uma ETE que tenha aeradores comuns instalados, com potência total de 100 CV, necessitaria de apenas 50 CV para realizar o mesmo trabalho”, afirma. De acordo com a empresa, o equipamento atinge taxa de 2,4 kg O₂/CVh, superior à de aeradores convencionais.

O principal diferencial está no sistema patenteado de fluxo descendente associado a uma turbina interna, que amplia a aspiração de ar atmosférico e reduz a formação de aerossóis, além de melhorar a mistura do reator e minimizar a formação de odores.

A fabricante destaca ainda que o Alfa Turbo pode ser instalado em projetos de retrofit, aproveitando motores e boias existentes, sem grandes intervenções na infraestrutura.

A tecnologia vem sendo testada em estações da Sabesp, como as ETEs Parque Andreense e Marlene Miranda, e também já foi fornecida para unidades da Copasa, além de clientes dos setores de papel e celulose, siderurgia, agronegócio e energia. Segundo a Alfamec, os projetos registraram redução do consumo energético mantendo a eficiência do tratamento.



Mais Notícias HYDRO



Copasa lança plano de reúso de água em Minas em parceria com outras instituições

Projeto busca construir soluções sustentáveis para o aproveitamento do efluente tratado.

15/09/2026


John Crane ajuda produtor de açúcar a economizar mais de 6,2 milhões de litros de água durante safra de seis meses

Modernização com selos mecânicos reduz em 80% o consumo de água de selagem em quatro bombas de operação contínua.

16/09/2026


Infraestrutura de saneamento ganha papel estratégico diante da pressão sobre os recursos hídricos

Materiais mais duráveis e redes eficientes ajudam a reduzir perdas, custos de manutenção e impactos de eventos climáticos extremos.

15/09/2026