A Amazon e a Aganova anunciaram uma parceria para reduzir as perdas de água na rede de abastecimento do Recife, PE, por meio de tecnologia de detecção de vazamentos baseada em IA - Inteligência Artificial. Desenvolvido em conjunto com a Compesa, o projeto prevê a economia de aproximadamente 165 milhões de litros de água por ano.
A iniciativa utilizará o sistema Nautilus, da Aganova, tecnologia de inspeção em linha que opera dentro das tubulações sem interromper o abastecimento. A solução combina sensores acústicos com análise de dados baseada em IA, hospedada na infraestrutura da Amazon Web Services (AWS), para identificar e localizar vazamentos ocultos e bolsas de ar em adutoras de grande diâmetro.
Segundo a Aganova, a tecnologia permite detectar falhas que frequentemente passam despercebidas pelos métodos convencionais de inspeção, apoiando uma gestão mais eficiente da infraestrutura hídrica. O projeto será desenvolvido na bacia do DPE4, na região sul do Recife, onde cerca de 69 quilômetros de tubulações serão inspecionados.
A expectativa é recuperar cerca de 165 mil metros cúbicos de água por ano por meio da identificação e do reparo dos vazamentos. Além da redução das perdas físicas, a iniciativa busca diminuir a pressão sobre o aquífero de Boa Viagem e melhorar o desempenho operacional do sistema de abastecimento.
De acordo com a Compesa, o uso de tecnologias avançadas permitirá ampliar o conhecimento sobre a condição da rede, contribuindo para reduzir desperdícios e aumentar a confiabilidade do abastecimento de água à população.
A Amazon afirma que o projeto faz parte de sua estratégia global de conservação da água, que inclui investimentos em soluções voltadas à eficiência hídrica e à preservação dos recursos naturais. Segundo a empresa, mais de 50 projetos hídricos já foram anunciados em diferentes países, com potencial para devolver mais de 24 bilhões de litros de água por ano às comunidades e bacias hidrográficas.
A iniciativa conta ainda com o apoio da Effico Saneamento, parceira da Aganova no Brasil, responsável pelo suporte técnico e de engenharia. Este é o segundo projeto desenvolvido conjuntamente pela Amazon e Aganova no país. Em 2025, as empresas lançaram uma iniciativa semelhante em parceria com a Sabesp, em São Paulo, com previsão de evitar perdas de aproximadamente 210 milhões de litros de água por ano.
Mais Notícias HYDRO
Empresa destaca economia de 2,3 bilhões de m³ de água desde 2016.
07/07/2026
Por Fabio Bento, doutor em química e especialista da Pensalab.
07/07/2026
Projeto-piloto em Florianópolis avalia o aproveitamento do lodo gerado nas ETEs.
07/07/2026