A Aura Minerals implementou, na unidade Borborema, em Currais Novos, RN, um sistema que integra o saneamento básico do município ao processo produtivo da mina, utilizando efluentes domésticos tratados como principal fonte de água industrial. A iniciativa, baseada em reúso, responde ao cenário de escassez hídrica da região do Seridó e reforça práticas de economia circular no setor mineral.

O projeto capta cerca de 65% do esgoto urbano da cidade, que passa por tratamento avançado, incluindo etapas de filtração e osmose reversa, antes de ser reinserido na operação. Com isso, aproximadamente 90% da água consumida pela unidade já provém de reúso, eliminando a necessidade de captação em mananciais locais.

Além de reduzir a pressão sobre açudes da região, o sistema contribui para a melhoria das condições sanitárias do município, ao ampliar o tratamento de efluentes e diminuir o descarte inadequado no meio ambiente. O modelo é apontado como referência para operações industriais em áreas com restrição hídrica, ao conciliar segurança operacional, gestão eficiente de recursos e benefícios à comunidade.



Mais Notícias HYDRO



Emprego em obras de saneamento cresce 20% no acumulado de 2026, aponta o Radar Asfamas

Segunda edição do estudo revela avanço da infraestrutura de saneamento e alta de 3,9% na produção da indústria do setor.

29/09/2026


Sabesp segue com inscrições abertas para mais de 60 vagas em seu Programa de Estágio 2027

Com oportunidades na capital e no interior paulista, processo seletivo busca universitários de diversas áreas para atuar no setor de saneamento.

29/09/2026


Governo de São Paulo usa tecnologia de ultrassom para conter algas e Praia de Sabino volta a ficar própria para banho

Projeto-piloto da Cetesb, em operação há dois meses, registra redução de 91,5% na concentração de toxina produzida pelas algas.

29/09/2026