A PWTech, startup de tecnologia da ParqTEC de São Carlos, SP, desenvolveu o sistema portátil PW5660, capaz de produzir até 5000 litros de água potável por dia. Opera com diferentes tipos de energia (elétrica, fotovoltaica, baterias) e oferece vantagens como baixo custo de manutenção (R$ 0,005/litro), fácil instalação e operação, além de baixo peso (aproximadamente 12 kg) e dimensões (80 x 50 x 40 cm), podendo ser transportado facilmente atender comunidades com até 144 pessoas.

“O sistema fornece água potável para comunidades com disponibilidade hídrica e que, na maioria das vezes, não têm acesso à rede de distribuição convencional”, diz o CEO Fernando Silva. Apresenta-se também como uma solução em caso de desastres naturais e para os mercados de construção civil (canteiros de obras) e pecuária (confinamento e desmame de bezerros). Recentemente, a empresa fechou um contrato de fornecimento dos equipamentos para o IBAMA e ICMBio. Os equipamentos estão sendo utilizados para suprimento de água potável aos brigadistas, no combate e prevenção de incêndios.

Baseado em uma sequência de filtros particulados e membranas de ultrafiltração, o PW5660 tem capacidade de remover 100% de vírus e bactérias da água e reduzir até 99% de particulados, Classe 1 ou 2 (com turbidez de até 15 NTU), que torna potável águas de rios, lagos, poços e cisternas.

Em parceria com o Senai/SEBRAETECH foi desenvolvido um medidor de vazão de água em tempo real que permite acompanhamento do sistema diretamente pelo aplicativo no celular.



Mais Notícias HYDRO



Ultrafiltração móvel da Aquamec ganha espaço no saneamento

Unidades são fornecidas totalmente prontas para operação em poucos dias.

23/10/2025


Azud amplia atuação no Brasil e passa a ofertar sistemas de ultrafiltração

Na Fenasan 2025, empresa espanhola anuncia fornecimento completo de membranas e reforça presença no país.

23/10/2025


B&F Dias traz ao Brasil tecnologia alemã de secagem solar de lodo

Equipamento apelidado de “tatu elétrico” automatiza processo em estufas e reduz custos operacionais.

23/10/2025