A PWTech, startup de tecnologia da ParqTEC de São Carlos, SP, desenvolveu o sistema portátil PW5660, capaz de produzir até 5000 litros de água potável por dia. Opera com diferentes tipos de energia (elétrica, fotovoltaica, baterias) e oferece vantagens como baixo custo de manutenção (R$ 0,005/litro), fácil instalação e operação, além de baixo peso (aproximadamente 12 kg) e dimensões (80 x 50 x 40 cm), podendo ser transportado facilmente atender comunidades com até 144 pessoas.

“O sistema fornece água potável para comunidades com disponibilidade hídrica e que, na maioria das vezes, não têm acesso à rede de distribuição convencional”, diz o CEO Fernando Silva. Apresenta-se também como uma solução em caso de desastres naturais e para os mercados de construção civil (canteiros de obras) e pecuária (confinamento e desmame de bezerros). Recentemente, a empresa fechou um contrato de fornecimento dos equipamentos para o IBAMA e ICMBio. Os equipamentos estão sendo utilizados para suprimento de água potável aos brigadistas, no combate e prevenção de incêndios.

Baseado em uma sequência de filtros particulados e membranas de ultrafiltração, o PW5660 tem capacidade de remover 100% de vírus e bactérias da água e reduzir até 99% de particulados, Classe 1 ou 2 (com turbidez de até 15 NTU), que torna potável águas de rios, lagos, poços e cisternas.

Em parceria com o Senai/SEBRAETECH foi desenvolvido um medidor de vazão de água em tempo real que permite acompanhamento do sistema diretamente pelo aplicativo no celular.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024