O Condomínio Alto da Boa Vista, em Goiânia, GO, está entregando 120 sobrados construídos nesta segunda fase com sistema para aquecimento da água do chuveiro com placa coletora e boiler. Posteriormente, será construída a terceira etapa de construção, com mais 100 residências.

“As placas que ficam no telhado captam a radiação solar e aquecem a água que circula no interior do sistema. Essa água aquecida é armazenada no boiler, reservatório térmico, e conservada para utilização nos chuveiros, o qual possui dois registros de abertura, quente e frio”, revela Murilo Guimarães Melo, engenheiro civil responsável pela construção da terceira etapa do Alto da Boa Vista. Cada sobrado tem seu boiler particular com capacidade de 300 litros de água quente, além de um reservatório de água fria de 1000 litros.

Ele ressalta ainda que existe um termostato no boiler para medir a temperatura da água que fica armazenada no compartimento. Se ela não for a ideal, um circuito de energia elétrica é acionado para garantir o aquecimento ideal, o que acontece pouco, visto que em Goiânia o sol é predominante por quase todo o ano. O chuveiro elétrico representa em média de 25% a 35% do valor da conta mensal. “O aquecimento solar proporciona uma economia de até 50% na conta de energia elétrica, dependendo de vários fatores. O investimento inicial retorna, geralmente, em 18 meses. Como a durabilidade de um aquecedor solar é de 15 a 20 anos, não há dúvidas que sua utilização é muito eficiente”, destaca o engenheiro.

De acordo com o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Goiás se destaca com sua incidência solar entre 2000 e 2500 horas de insolação ao ano, número que o destaca no país que, segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, recebe durante todo o ano, mais de 3 mil horas de brilho do sol.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024