A Special Dog Company alcançou um resultado expressivo em sua estratégia de sustentabilidade ao reaproveitar, em 2025, mais de 10,7 milhões de litros de água da chuva por meio do Projeto Guarda-Chuva, iniciativa que integra a gestão hídrica da empresa e reforça práticas de consumo consciente. O sistema de captação pluvial utiliza os telhados das unidades fabris para coletar água da chuva, que é conduzida por mais de 3,5 quilômetros de tubulações até reservatórios próprios, de onde é direcionada a usos secundários como lavagem de caminhões, irrigação de áreas verdes, limpeza de pátios e abastecimento de bacias sanitárias, reduzindo a demanda por água potável nas atividades industriais.

Em 2025, aproximadamente 33% de toda a água utilizada na unidade de Santa Cruz do Rio Pardo, SP, provém de fontes alternativas como a captação pluvial e outras práticas de reúso, reflexo de uma política de gestão hídrica orientada por eficiência, tecnologia limpa e melhoria contínua dos processos.

O projeto não só contribui para a redução do uso de água potável, como também minimiza a pressão sobre os recursos naturais. Desde sua implantação em 2016, o Guarda-Chuva já permitiu o reaproveitamento acumulado de mais de 86,5 milhões de litros de água da chuva e uma economia significativa de 368 milhões de litros de água subterrânea, volume comparável ao consumo de uma cidade de cerca de 50 mil habitantes por quase dois meses.

Além da captação pluvial, a companhia conta com uma ETE - Estação de Tratamento de Efluentes com eficiência média de 98,8%, superando requisitos legais e abrindo caminho para que efluentes tratados também passem a ser incorporados como fonte de água para reúso, ampliando ainda mais o potencial de economia hídrica e reforçando o modelo de economia circular nas operações.

A evolução dos números de 2025 mostra que iniciativas como o Projeto Guarda-Chuva podem transformar compromissos ambientais em resultados tangíveis dentro da rotina industrial, reduzindo impactos sobre recursos hídricos e consolidando a sustentabilidade como um pilar estratégico de operações.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026