A Claro implementou uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de pequeno porte como solução autônoma para a gestão de seus efluentes na planta da operadora em Pedra de Guaratiba, RJ.

A iniciativa foi adotada devido à necessidade de um tratamento de esgoto eficiente e adequado para a unidade, que se encontra em uma APA - Área de Proteção Ambiental. A estação permite que a Claro trate localmente o esgoto e garanta que o efluente seja devolvido diretamente ao ecossistema da região, como o mangue, em condições de alta qualidade, reforçando as metas de saneamento e uso eficiente da água.

A ETE em Guaratiba opera em período integral com uma volumetria média de tratamento de 523,5 m³/mês ou 6,282 milhões de litros de água tratada em um ano. A ETE, atualmente, contribui para a remoção de gás carbônico do ecossistema em larga escala: estima-se uma média anual de 51,7 toneladas de CO2 sendo removida e uma redução de 97,84% na carga orgânica presente no meio.

“Ao assumir o tratamento do esgoto e garantir sua reintegração segura ao ecossistema, reduzimos o impacto ambiental local. Além disso, a eficiência desta ETE serve como um modelo replicável, mostrando que iniciativas de saneamento descentralizado e autônomo trazem benefícios ambientais e liberam recursos importantes para melhorias em outras estruturas, contribuindo para o desenvolvimento e criação de cidades e comunidades cada vez mais sustentáveis”, salienta Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro.



Mais Notícias HYDRO



Projeto reaproveita plástico dos hidrômetros antigos no tratamento de esgoto

Fração plástica dos medidores de água desativados será usada para a produção do Biobob.

10/03/2026


Projeto de lei obriga condomínios a divulgar dados sobre reúso de água

Para virar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

10/03/2026


ABAR e Escritório Internacional da Água lançam curso inédito sobre governança hídrica

Capacitação internacional traz ao Brasil a experiência francesa na integração entre saneamento e gestão de recursos hídricos.

10/03/2026