A UPR, de Rio Claro, SP, fabricante de tanques, tubos e conexões em PRFV - Plástico Reforçado com Fibra de Vidro, concluiu a fabricação de um megatanque monobloco com 22 m de comprimento, 5 m de diâmetro e capacidade para armazenar 400 mil litros de água potável. Segundo a empresa, é um dos maiores já produzidos no Brasil, com altura equivalente à de um prédio de sete andares. O equipamento, destinado a uma empresa do setor alimentício no interior de São Paulo, demandou dois meses de trabalho e ajustes estruturais no layout da fábrica para viabilizar a produção.

Segundo a equipe de engenharia da UPR, o maior desafio foi adaptar o processo produtivo sem comprometer os demais projetos em andamento. Para isso, etapas como o alinhamento e o enrijecimento estrutural do megatanque foram divididas em fases, garantindo segurança operacional e precisão dimensional. Ao todo, foram consumidas 12 toneladas de matérias-primas.

Além da escala, o projeto exigiu cuidados adicionais de pós-cura com ar quente, para assegurar as propriedades compatíveis com uso alimentício, e demandou a realização de um teste hidrostático, que detecta eventuais vazamentos, feito nas próprias instalações da UPR.

“Fabricar um equipamento desse porte é um divisor de águas para qualquer fabricante de PRFV. Mostra que temos domínio sobre todas as etapas do processo, desde a engenharia até a execução, dentro de padrões técnicos mais elevados”, afirma Guilherme Loterio, diretor industrial da UPR.

O fornecimento atende à necessidade do cliente em centralizar o armazenamento de grandes volumes em um único equipamento. A demanda por megatanques em PRFV, comenta Loterio, tem crescido em diferentes indústrias, a exemplo de química, petroquímica e de alimentos, como alternativa ao concreto, material mais pesado e poroso.

“Os megatanques vêm se consolidando como uma solução estratégica em segmentos que precisam armazenar grandes volumes com segurança e durabilidade. O PRFV oferece vantagens técnicas em relação ao concreto, como menor peso, ausência de porosidade e maior flexibilidade de projeto”, complementa o diretor industrial da UPR.



Mais Notícias HYDRO



Finep destina R$ 150 milhões a projetos de economia circular e saneamento

Chamada inclui tecnologias para tratamento de esgoto, reúso de água e monitoramento.

03/03/2026


Plataforma digital vai fortalecer saneamento rural e saúde ambiental

Parceria entre Funasa e UFRJ cria sistema colaborativo para melhorar gestão, monitoramento e manutenção de soluções em comunidades rurais.

03/03/2026


De resíduo a recurso: patente da Merck Life Science Brasil vira referência global em sustentabilidade química

Tecnologia transforma resíduos industriais em matéria-prima para novos processos químicos, promovendo eficiência e economia circular.

03/03/2026