A Fibraplac, empresa do Grupo Isdra especializada em painéis de MDF, acaba de ser reconhecida pela Ecolab, fornecedora global de soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções, por reutilizar 100% de seu efluente industrial na unidade de Glorinha, RS. O destaque foi oficializado por meio do Troféu R3, que reconhece projetos que alcançam resultados em recuperação, reutilização e redução de recursos, como água, energia, resíduos e emissão de CO2.

A premiação celebra o desempenho alcançado no projeto de estabilização dos parâmetros físico-químicos da ETE - Estação de Tratamento de Efluentes, que permitiu à unidade operar com excelência e segurança ambiental. O processo elimina o descarte de resíduos e viabiliza o reuso de 100% do efluente, gerando uma economia direta de R$ 560 mil em custos operacionais.

O projeto foi conduzido por Rudinei Cabral, analista de compras, e Tatiane Souza, líder da ETE, segundo ela, o reconhecimento reforça o compromisso da empresa com práticas sustentáveis. “Reutilizar 100% do efluente não é apenas um resultado técnico, é a demonstração de que é possível crescer com responsabilidade e respeito ao meio ambiente”, afirma.

A unidade de Glorinha, RS, opera em ciclo fechado, o que permite reutilizar internamente 52,97% da água empregada nos processos industriais. Desde a implantação do sistema, em outubro de 2024, a iniciativa já proporcionou a economia de 331,3 milhões de litros, reduzindo de forma significativa a necessidade de captação externa. A divisão Nalco Water, da Ecolab, foi a responsável pelo projeto da Fibraplac.



Mais Notícias HYDRO



Eldorado Brasil Celulose inicia a operação de uma planta de secagem de lodo

Resíduo industrial será reaproveitado para geração de energia.

13/01/2026


Claro constrói estação de tratamento de esgoto própria na planta de Pedra de Guaratiba

Esgoto passa por um tratamento rigoroso antes do descarte.

13/01/2026


UPR fabrica megatanque de PRFV para indústria de alimentos

Com 22 m de altura e 5 m de diâmetro, estrutura armazenará 400 mil litros de água potável.

13/01/2026