Para resolver a situação da escassez de água de Telangana, uma região árida no sul da Índia, o país construiu o projeto de irrigação por elevação Kaleshwaram Lift Irrigation Scheme (KLIS).

Inaugurado recentemente, o projeto não só está reforçando o armazenamento de água disponível para irrigação de 8 mil km² de terra de 13 distritos do estado, como também está aumentando os níveis de água subterrânea no Cinturão do Rio Godavari, para abastecer indústrias e melhorar as oportunidades de subsistência da população, por meio de atividades agrícolas associadas a pesca, turismo, etc. 

A WEG está fornecendo 14 motores de 40 MW 30 polos para a Xylem India PVT. LTD, um dos maiores fabricantes de bombas do mundo, que acopla os motores às suas bombas de alta capacidade e fornece para a Megha Engineering & Infrastructures, empresa responsável pela engenharia, compras e construção da KLIS. Os motores, os maiores já produzidas pela WEG em sua fábrica da Índia, pesam individualmente 262 toneladas e foram todos montados e testados no local do projeto.

Do início da construção desta estação da KLIS, em 2018, até a conclusão, em junho de 2020, a WEG somou aproximadamente US$ 26 milhões de faturamento, tendo instalado 22 motores com potência de 27 a 40 MW. 

“Fornecer equipamentos de alta tecnologia para a maior estação de bombeamento do mundo é uma grande referência para a WEG, tanto do ponto de vista tecnológico/comercial, como de complexidade industrial. Para esse projeto construímos o maior motor já fabricado pela WEG Índia, uma gigante obra de engenharia que nos abrirá outras oportunidades globais no segmento de água e saneamento”, explica João Paulo Gualberto da Silva, Diretor Superintendente da WEG Energia.

Desde 2011 a WEG conta com fabricação local na Índia e emprega aproximadamente 800 colaboradores, fabricando mais de 300 máquinas elétricas girantes de grande porte anualmente.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025