Para apoiar as empresas do setor de saneamento, em desafios críticos como perdas elevadas de água, dificuldade de integração de sistemas e necessidade de garantir eficiência operacional com transparência e sustentabilidade, a SONDA do Brasil, empresa especializada em transformação digital, apresenta sua plataforma de gestão de perdas de água com a utilização de IA - Inteligência Artificial.

Desenvolvida com arquitetura IBM, incluindo IBM Máximo, WatsonX e Business Analytics Enterprise, a solução é integrada a sistemas legados, como ERP, GIS e CRM, dos clientes e potencializada pelo conhecimento de negócio da SONDA, garantindo uma abordagem robusta e personalizada.

A iniciativa também envolve agregar algoritmos preditivos aos dados gerados por sensores IoT - Internet das Coisas, visão computacional e gêmeos digitais, que avaliam padrões de consumo, como informações de pressão, vazão e qualidade da água, inspeção digital de tubulações e reservatórios, detectando irregularidades com agilidade para identificar fraudes, prevenir falhas, realizar manutenções inteligentes e planejar investimentos com maior precisão, reduzindo, desta forma, as perdas de água. Ao unir dados centralizados e confiáveis, a solução traz decisões assertivas sobre produção, distribuição e manutenção.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025