Para apoiar as empresas do setor de saneamento, em desafios críticos como perdas elevadas de água, dificuldade de integração de sistemas e necessidade de garantir eficiência operacional com transparência e sustentabilidade, a SONDA do Brasil, empresa especializada em transformação digital, apresenta sua plataforma de gestão de perdas de água com a utilização de IA - Inteligência Artificial.

Desenvolvida com arquitetura IBM, incluindo IBM Máximo, WatsonX e Business Analytics Enterprise, a solução é integrada a sistemas legados, como ERP, GIS e CRM, dos clientes e potencializada pelo conhecimento de negócio da SONDA, garantindo uma abordagem robusta e personalizada.

A iniciativa também envolve agregar algoritmos preditivos aos dados gerados por sensores IoT - Internet das Coisas, visão computacional e gêmeos digitais, que avaliam padrões de consumo, como informações de pressão, vazão e qualidade da água, inspeção digital de tubulações e reservatórios, detectando irregularidades com agilidade para identificar fraudes, prevenir falhas, realizar manutenções inteligentes e planejar investimentos com maior precisão, reduzindo, desta forma, as perdas de água. Ao unir dados centralizados e confiáveis, a solução traz decisões assertivas sobre produção, distribuição e manutenção.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026