A Luxtel vem consolidando sua atuação no setor de saneamento com um portfólio completo de soluções em PRFV – Plástico Reforçado com Fibra de Vidro, material que combina leveza, resistência e durabilidade. A empresa, que nasceu na construção civil há cerca de 35 anos, tem hoje no saneamento cerca de 40% do seu faturamento.

“Saímos gradualmente da construção civil e fomos migrando para o saneamento. Hoje, essa área já representa 40% da empresa”, explica Geraldo Guércio, da área jurídica da Luxtel. “Incorporamos o saneamento à realidade do grupo e não há como pensar no futuro sem esse segmento.”

Com quatro unidades fabris em Mauá, SP, e capital 100% nacional, a Luxtel projeta, fabrica e testa internamente todos os seus produtos. “Temos laboratório próprio para ensaios de qualidade e rastreabilidade, o que nos credencia a fornecer para concessionárias como Sabesp e Sanepar”, destaca Guércio.

Entre as soluções para estações de tratamento de água (ETAs) e efluentes (ETEs), a empresa oferece decantadores, reatores UASB, tanques de equalização, flotadores, calhas Parshall, filtros anaeróbios e aeróbios, entre outros equipamentos personalizados conforme as necessidades de cada projeto.

Os produtos em PRFV têm se mostrado uma alternativa sustentável frente aos materiais metálicos, dispensando pintura anticorrosiva e galvanização. “Isso reduz o uso de substâncias potencialmente tóxicas e elimina reaplicações periódicas, o que é um ganho ambiental e operacional”, afirma Guércio.

A Luxtel também se destaca na produção de biomídias MBBR - Moving Bed Bio-Reactor, tecnologia que serve de suporte para colônias de bactérias no tratamento biológico de efluentes. Fabricada em polietileno de alta densidade virgem, a biomídia Luxtel oferece 15 anos de garantia e uma área protegida de 670 m²/m³, além de aplicações em filtração de gases e colunas de destilação.

“Estamos preparados para oferecer qualquer tipo de solução em fibra de vidro, especialmente para aplicações que envolvem ambientes corrosivos”, conclui Guércio. “As perspectivas são muito positivas para o saneamento, que é hoje o principal motor de crescimento da Luxtel.”



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026