A Azud, empresa espanhola originária de Múrcia, no sul da Espanha, aproveitou a Fenasan 2025 para anunciar sua nova fase no Brasil: o fornecimento de sistemas completos de membranas de ultrafiltração e osmose reversa para todas as aplicações. A empresa, que há cerca de cinco anos mantém filial em Americana, SP, vinha atuando no mercado nacional principalmente com filtros de disco — tecnologia amplamente utilizada no pré-tratamento e proteção de membranas.

Segundo o gerente comercial da Azud Brasil, Adriano Bressan, o passo representa uma evolução natural da presença da companhia no país. “Estamos aproveitando a Fenasan para lançar a linha de produtos de ultrafiltração e osmose reversa no Brasil. O primeiro passo é nos estabelecermos como fornecedores de membranas também”, afirmou.

A Azud opera há mais de 20 anos no Brasil, inicialmente por meio de representantes e distribuidores. Com a criação da filial, a empresa consolidou sua estrutura local, contando hoje com cerca de 30 colaboradores e um centro de estoque em Americana. “Para 90% das demandas de filtração com filtros de disco, atendemos diretamente do nosso estoque local”, explicou Bressan.

Nos casos de projetos mais complexos — que envolvem maiores vazões ou estudos técnicos detalhados — a engenharia na Espanha elabora as propostas, e os equipamentos são importados já prontos. “O sistema vem da Espanha totalmente montado, plug and play”, disse o executivo, acrescentando que as membranas utilizadas nos sistemas são de fabricantes globais como Toray, DuPont e LG.

De acordo com Bressan, a crescente demanda por tecnologias de ultrafiltração no país, especialmente em aplicações de potabilização, reforçou a decisão da Azud. “Com o novo marco regulatório do saneamento, não há como fugir das membranas. Elas entregam uma qualidade de água muito superior, com menor consumo de químicos, energia e espaço físico”, observou.

O gerente também destacou que os filtros de disco, carro-chefe da empresa, continuam sendo essenciais no pré-tratamento de sistemas de ultrafiltração e reuso terciário, substituindo filtros de areia em diversas estações. “Os filtros de disco têm consumo de água de retrolavagem muito menor e exigem menos manutenção”, disse.

Com presença internacional consolidada em diversos países, a Azud mantém como meta expandir gradualmente sua atuação no Brasil, fortalecendo a oferta de soluções completas.



Mais Notícias HYDRO



Ultrafiltração móvel da Aquamec ganha espaço no saneamento

Unidades são fornecidas totalmente prontas para operação em poucos dias.

23/10/2025


B&F Dias traz ao Brasil tecnologia alemã de secagem solar de lodo

Equipamento apelidado de “tatu elétrico” automatiza processo em estufas e reduz custos operacionais.

23/10/2025


Hydro System estreia na Fenasan com sistemas booster e elevatórias em PEAD

Fabricante amplia atuação para o saneamento.

23/10/2025