A Kanaflex, fabricante de dutos e tubos de PEAD - Polietileno de Alta Densidade com unidades industriais em Embu, SP, e Maracanaú, CE, anunciou uma parceria com a norte-americana Prinsco Inc. para a distribuição exclusiva no Brasil da linha HydroStor, composta por câmaras modulares voltadas ao armazenamento e controle de águas pluviais.

Segundo Eduardo Bertella, gerente de Marketing da Kanaflex, a parceria amplia o portfólio da empresa no segmento de drenagem e gerenciamento de águas urbanas. “Essa colaboração com a Prinsco complementa nossas soluções atuais em drenagem, criando um portfólio completo para o mercado brasileiro, com logística e suporte técnico local”, afirma.

As câmaras HydroStor funcionam como reservatórios subterrâneos de contenção e detenção, recebendo e armazenando a água da chuva antes de seu lançamento na rede pública aguardando sua infiltração no solo. “Essas câmaras são utilizadas em sistemas de tanque de retenção — a água captada fica armazenada por um tempo até que, aos poucos, infiltra-se no subsolo. Isso ajuda a reduzir os picos de vazão e mitigar riscos de alagamento”, explica Bertella.

Fabricadas em polipropileno, as câmaras HydroStor atendem aos requisitos das normas ASTM F2418 e aos critérios de carga dinâmica AASHTO H20/HL93. A linha oferece modelos com capacidade entre 0,84 e 4,66 m³ por câmara, e altura de 410 a 1.511 mm, podendo ser dimensionadas conforme a necessidade de cada projeto.

De acordo com o executivo, os módulos são leves, modulares e de fácil instalação, podendo ser utilizados em áreas subterrâneas sobre as quais se constroem estacionamentos, parques ou pátios de manobra. “Esses tanques ficam sempre sob o solo, e acima deles é possível aproveitar o espaço. Na maioria dos projetos, a área superior é usada como estacionamento ou pátio, sem perda de área útil”, comenta.

Além das câmaras, a Kanaflex fornece os tubos de interligação, que compõem o sistema, além de suporte técnico em todas as etapas de projeto. “Não entregamos apenas o produto, mas uma solução completa. A equipe técnica apoia os projetistas na especificação e dimensionamento, oferecendo visitas e treinamentos no canteiro de obras”, destaca.

O sistema HydroStor é destinado a prefeituras, construtoras, empreendimentos logísticos, indústrias e obras civis que buscam soluções para o controle de águas pluviais em grandes áreas pavimentadas — como estacionamentos, shopping centers e aeroportos. “Hoje existem várias exigências ambientais que determinam que a água da chuva seja retida no local da precipitação, evitando sobrecarga nas redes e nos rios. As câmaras HydroStor vêm justamente atender a essa necessidade de retenção e infiltração controlada”, conclui Bertella.

Com mais de 50 anos de atuação, a Prinsco é uma empresa familiar dos Estados Unidos especializada em soluções para drenagem e manejo de águas pluviais. Já a Kanaflex, fundada no Japão e presente no Brasil desde 1973, integra o Grupo Sansuy e atua em diferentes frentes do saneamento e infraestrutura, incluindo a fabricação de tubos corrugados de até 3 metros de diâmetro e tubos lisos de até 630 mm para sistemas de água e esgoto. 



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025