A Kanaflex, fabricante de dutos e tubos de PEAD - Polietileno de Alta Densidade com unidades industriais em Embu, SP, e Maracanaú, CE, anunciou uma parceria com a norte-americana Prinsco Inc. para a distribuição exclusiva no Brasil da linha HydroStor, composta por câmaras modulares voltadas ao armazenamento e controle de águas pluviais.

Segundo Eduardo Bertella, gerente de Marketing da Kanaflex, a parceria amplia o portfólio da empresa no segmento de drenagem e gerenciamento de águas urbanas. “Essa colaboração com a Prinsco complementa nossas soluções atuais em drenagem, criando um portfólio completo para o mercado brasileiro, com logística e suporte técnico local”, afirma.

As câmaras HydroStor funcionam como reservatórios subterrâneos de contenção e detenção, recebendo e armazenando a água da chuva antes de seu lançamento na rede pública aguardando sua infiltração no solo. “Essas câmaras são utilizadas em sistemas de tanque de retenção — a água captada fica armazenada por um tempo até que, aos poucos, infiltra-se no subsolo. Isso ajuda a reduzir os picos de vazão e mitigar riscos de alagamento”, explica Bertella.

Fabricadas em polipropileno, as câmaras HydroStor atendem aos requisitos das normas ASTM F2418 e aos critérios de carga dinâmica AASHTO H20/HL93. A linha oferece modelos com capacidade entre 0,84 e 4,66 m³ por câmara, e altura de 410 a 1.511 mm, podendo ser dimensionadas conforme a necessidade de cada projeto.

De acordo com o executivo, os módulos são leves, modulares e de fácil instalação, podendo ser utilizados em áreas subterrâneas sobre as quais se constroem estacionamentos, parques ou pátios de manobra. “Esses tanques ficam sempre sob o solo, e acima deles é possível aproveitar o espaço. Na maioria dos projetos, a área superior é usada como estacionamento ou pátio, sem perda de área útil”, comenta.

Além das câmaras, a Kanaflex fornece os tubos de interligação, que compõem o sistema, além de suporte técnico em todas as etapas de projeto. “Não entregamos apenas o produto, mas uma solução completa. A equipe técnica apoia os projetistas na especificação e dimensionamento, oferecendo visitas e treinamentos no canteiro de obras”, destaca.

O sistema HydroStor é destinado a prefeituras, construtoras, empreendimentos logísticos, indústrias e obras civis que buscam soluções para o controle de águas pluviais em grandes áreas pavimentadas — como estacionamentos, shopping centers e aeroportos. “Hoje existem várias exigências ambientais que determinam que a água da chuva seja retida no local da precipitação, evitando sobrecarga nas redes e nos rios. As câmaras HydroStor vêm justamente atender a essa necessidade de retenção e infiltração controlada”, conclui Bertella.

Com mais de 50 anos de atuação, a Prinsco é uma empresa familiar dos Estados Unidos especializada em soluções para drenagem e manejo de águas pluviais. Já a Kanaflex, fundada no Japão e presente no Brasil desde 1973, integra o Grupo Sansuy e atua em diferentes frentes do saneamento e infraestrutura, incluindo a fabricação de tubos corrugados de até 3 metros de diâmetro e tubos lisos de até 630 mm para sistemas de água e esgoto. 



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026