O Salvador Bahia Airport, integrante da rede Vinci Airports, recebeu o Prêmio Via Viva 2020 - Categoria Aeroviário, concedido pelo Ministério da Infraestrutura em reconhecimento às ações ambientais desenvolvidas. O novo título chega cinco meses após o aeroporto ser apontado pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil como o mais sustentável do país.

A escolha levou em consideração o IDA - Índice de Desempenho Ambiental no setor aeroviário, que monitora a execução de ações sustentáveis e de proteção ao meio ambiente em aeroportos brasileiros. A premiação ocorreu durante o Via Viva, Seminário de Infraestrutura de Transportes, promovido pelo Ministério da Infraestrutura e reconhecido por fomentar discussão sobre temáticas socioambientais. Neste ano, por causa da pandemia, as atividades, com foco em três subeixos (financiamento verde, resiliência e baixo carbono), aconteceram de forma virtual.

Desde que foi integrado à Vinci Airports, o Aeroporto de Salvador vem investindo em iniciativas para redução de impactos ambientais e conservação dos recursos naturais. As ações têm como base a política ambiental global da Vinci Airports, Air Pact, que estabelece metas sustentáveis para seus aeroportos a partir de seu compromisso com a preservação do meio ambiente. 

O Aeroporto de Salvador foi pioneiro no Brasil a ser zero efluente (100% dos efluentes são tratados e convertidos em água de reúso) e a não dispensar resíduos sólidos em aterros sanitários, recuperando todo o lixo gerado.

A ETE foi implantada pela Alphenz, de Barueri, SP, e opera com um sistema de membranas MBR - biorreator com membranas de ultrafiltração fornecidas pela Toray Membranes. São tratados efluentes domésticos dos terminais de passageiros, banheiros e cozinhas, além de resíduos dos banheiros das aeronaves. A média mensal varia de 4500 a 7500 m3, dependendo do fluxo de passageiros.

Este último feito, inclusive, é uma das metas da Air Pact para 2030, mas que já foi atendida pelo Salvador Bahia Airport em 2020. O equipamento também saiu na frente com a instalação da primeira usina solar em aeroportos no país, com 4,2 MW de potência, para atender a 30% da necessidade de consumo de energia do terminal de passageiros.

O Salvador Bahia Airport faz parte da rede Vinci Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um contrato de concessão com duração de 30 anos. A Vinci Airports administra o desenvolvimento e operação de 45 aeroportos localizados no Brasil, Camboja, Chile, Costa Rica, República Dominicana, França, Japão, Portugal, Sérvia Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025