A quarta edição da MasterClass em Saneamento, marcada para 9 de dezembro em São Paulo, promete transformar o panorama da formação no setor ao combinar teoria, prática e debates institucionais focados nas demandas emergentes do saneamento no Brasil. Organizado pela Hiria, o evento se posiciona como um fórum de imersão para gestores públicos, tomadores de decisão, operadores de sistemas de saneamento e agentes privados interessados no avanço da universalização dos serviços.
Com especialistas que atuaram diretamente na concepção e execução de projetos reais, a proposta é apresentar soluções testadas e também os obstáculos e erros enfrentados para que os participantes possam aplicar o aprendizado em seus próprios contextos. Entre os temas centrais da programação estão as adaptações regulatórias frente às novas normas de referência da ANA, a estruturação tarifária e a tarifa social, o controle de perdas de água, a eficiência operacional, as reformas tributárias e contabilidade regulatória, além de aspectos relacionados à arbitragem, ajustes contratuais e reequilíbrios financeiros em concessões de longo prazo.
Estudos de caso nacionais complementam a abordagem, permitindo estreitar o diálogo entre teoria e aplicação prática. O evento também se destaca pelo networking, reunindo gestores públicos, reguladores, investidores e operadores do setor, além de manter foco prático e aplicável, com professores que abordam experiências reais.
Segundo a organizadora, a MasterClass se consolida como uma oportunidade de capacitação estratégica para municípios, especialmente em um momento em que muitas administrações enfrentam dificuldades técnicas e regulatórias para contratar e operar serviços de saneamento diante das exigências do novo marco legal.
O curso é voltado a prefeitos e gestores municipais, técnicos de autarquias, concessionárias, empresas privadas, entidades de fomento, agências reguladoras e consultores do ecossistema de saneamento.
As inscrições estão abertas no site oficial do evento: www.saneamentomasterclass.com.
Mais Notícias HYDRO
Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.
03/02/2026
De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.
03/02/2026
Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.
03/02/2026