A Unidade Regional de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário – URAE 1 Sudeste, responsável por monitorar o cumprimento do contrato de concessão da Sabesp, realizou vistoria nas obras da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto de Hortolândia, SP, que visam eliminar os odores emitidos no local. No total, foram investidos R$ 28 milhões pela companhia para a execução do projeto. Desde o início das obras, as emissões de mau cheiro tiveram diminuição de 70%.
As equipes da URAE 1, Sabesp, Arsesp e representantes da comunidade local acompanharam de perto todas as etapas das melhorias realizadas na ETE. O cronograma das obras chegou a ser revisado por meio de aditivo contratual, permitindo antecipar etapas e acelerar a execução dos trabalhos. Com isso, foram concluídas a remoção de lodo das lagoas aeradas e de decantação e polimento das nove lagoas (três aeradas, três de polimento e três de decantação) que recebem o esgoto; agora está em fase a final a instalação de um retrofit do sistema de aeração, que moderniza todo o processo de tratamento de esgoto. O retrofit será concluído antes do prazo inicialmente previsto para abril de 2026, atendendo à urgência da demanda.
“Mais do que concluir uma obra, estamos entregando qualidade de vida para a população de Hortolândia. Com este investimento estratégico conseguimos modernizar toda a estação, eliminar os odores e garantir que o serviço de saneamento funcione de forma eficiente e segura, cumprindo o compromisso do contrato de concessão com os moradores”, afirma Roberta Buendia, secretária-executiva da URAE 1.
O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, acompanhou as obras e destacou a cooperação entre os órgãos na execução dos trabalhos: “O problema existe, e é isso que estamos fazendo para resolvê-lo, trabalhando juntos entre prefeitura, Sabesp e URAE. Todo o lodo já foi retirado e agora vamos finalizar a instalação do sistema de aeração. Nosso objetivo é cuidar da população e garantir melhor qualidade de vida para todos, com foco na solução”, afirmou.
Durante as obras, a Estação de Tratamento de Esgoto manteve suas operações ininterruptas, funcionando 24 horas por dia. Equipes técnicas acompanharam todas as etapas, garantindo a segurança operacional e a qualidade do serviço prestado à população.
O problema de odores na ETE Hortolândia era recorrente e vinha sendo alvo de fiscalizações. Durante esse período, a Cetesb aplicou multas e determinou que a Sabesp apresentasse um relatório detalhado, com diagnóstico completo das condições operacionais e um cronograma de medidas corretivas, incluindo o retrofit do sistema de aeração.
Mais Notícias HYDRO
Neste ano, 1220 L/s foram acrescidos no estado de São Paulo.
07/10/2025
Empresa fechou parceria com a Sabesp.
07/10/2025
Será no dia 13 de outubro, com a participação do professor Kartik Chandran, da Universidade de Columbia.
07/10/2025