O Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getulio Vargas (FGVceisa), em parceria com o Instituto Reúso de Água, realizará no dia 13 de outubro, às 10h, um evento que contará com a presença do professor Kartik Chandran, referência internacional em engenharia ambiental e docente da Universidade de Columbia. Com uma carreira dedicada à interseção entre microbiologia molecular ambiental, biotecnologia e engenharia, o professor Chandran recebeu em 2015 a MacArthur Fellowship, em reconhecimento ao seu trabalho inovador de integração entre ecologia microbiana, biologia molecular e engenharia, transformando águas residuais de um poluente problemático em um recurso valioso. Entre seus feitos mais notáveis destacam-se os primeiros programas da Universidade de Columbia voltados à recuperação de recursos e à remoção biológica de nutrientes, que se tornaram referência global.

O evento será realizado de forma híbrida: online e presencialmente na FGV localizada na Rua Itapeva, 432, em São Paulo.

A finalidade do debate é abordar a inovação para o atendimento de áreas remotas no saneamento e economia circular. Os interessados em participar devem se inscrever neste link: https://evento.fgv.br/atendimentoareasremotas1310/.

A mediação será de Gesner Oliveira, coordenador do FGVceisa.



Mais Notícias HYDRO



Ultrassom e satélites reforçam combate às algas no rio Tietê

Projeto-piloto testa ondas ultrassônicas para conter florações; praias do reservatório também passarão a ser monitoradas por imagens de satélite.

16/06/2026


UFMG inaugura nova estrutura dedicada à vigilância ambiental, sanitária e à inovação tecnológica

Centro Vitas vai articular ensino, pesquisa, extensão e apoio técnico-científico em saneamento, saúde ambiental, recursos hídricos e sustentabilidade.

16/06/2026


IA prevê escassez hídrica e otimiza irrigação no campo

Plataforma utiliza sensores, imagens de satélite e modelos preditivos para antecipar a disponibilidade de água em mananciais.

16/06/2026