A Copasa, de Minas Gerais, formalizou no dia 6 de outubro sua adesão ao FIEMG Lab, hub de inovação aberta da Federação das Indústrias de Minas Gerais, fortalecendo sua estratégia de modernização nas áreas de saneamento, tecnologia e sustentabilidade. Com essa parceria, a estatal passa a integrar o ecossistema de startups, empresas e centros de inovação associados ao hub, buscando acelerar a criação de soluções disruptivas para desafios como automação de processos, telemetria, reúso de água, geração de energia a partir de lodo e melhoria no atendimento ao usuário.

O acordo, que terá duração de 18 meses, contempla capacitação em inovação, lançamento de desafios abertos (Challenge FIEMG Lab), desenvolvimento de provas de conceito (PoCs) com startups e benchmarking nacional e internacional para incorporar melhores práticas ao setor. Segundo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, a participação da Copasa representa “visão e coragem” para transformar estruturas públicas consolidadas por meio da inovação. Já o presidente da Copasa, Fernando Passalio, considera este passo essencial para que a empresa cumpra seu papel social e operacional, afirmando que “a inovação será o caminho” para enfrentar os desafios crescentes do setor.

Com essa movimentação, a Copasa se posiciona como protagonista no cenário mineiro de saneamento e tecnologia, ao mesmo tempo em que o FIEMG Lab amplia seu alcance e reforça sua missão de fomentar soluções transformadoras na indústria e nos serviços essenciais.

Foto: Sebastião Jacinto Júnior/FIEMG



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026