A Copasa, de Minas Gerais, formalizou no dia 6 de outubro sua adesão ao FIEMG Lab, hub de inovação aberta da Federação das Indústrias de Minas Gerais, fortalecendo sua estratégia de modernização nas áreas de saneamento, tecnologia e sustentabilidade. Com essa parceria, a estatal passa a integrar o ecossistema de startups, empresas e centros de inovação associados ao hub, buscando acelerar a criação de soluções disruptivas para desafios como automação de processos, telemetria, reúso de água, geração de energia a partir de lodo e melhoria no atendimento ao usuário.

O acordo, que terá duração de 18 meses, contempla capacitação em inovação, lançamento de desafios abertos (Challenge FIEMG Lab), desenvolvimento de provas de conceito (PoCs) com startups e benchmarking nacional e internacional para incorporar melhores práticas ao setor. Segundo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, a participação da Copasa representa “visão e coragem” para transformar estruturas públicas consolidadas por meio da inovação. Já o presidente da Copasa, Fernando Passalio, considera este passo essencial para que a empresa cumpra seu papel social e operacional, afirmando que “a inovação será o caminho” para enfrentar os desafios crescentes do setor.

Com essa movimentação, a Copasa se posiciona como protagonista no cenário mineiro de saneamento e tecnologia, ao mesmo tempo em que o FIEMG Lab amplia seu alcance e reforça sua missão de fomentar soluções transformadoras na indústria e nos serviços essenciais.

Foto: Sebastião Jacinto Júnior/FIEMG



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025