A Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará e o Senai Ceará lançaram a chamada pública Sanup, que oferecerá R$ 1 milhão em recursos financeiros e econômicos a empresas e startups de base tecnológica de todo o Brasil que desenvolvam projetos inovadores para solucionar alguns dos principais desafios da organização. A chamada é formada por quatro desafios:

  1. Otimização preditiva e automação de ETAs - Estações de Tratamento de Água com Inteligência Artificial;
  2. Sistema de pré ou pós-tratamento compacto de ETAs - Estações de Tratamento de Água de filtração direta para águas eutrofizadas;
  3. Sistema de tratamento de rejeito compacto de ETAs - Estações de Tratamento de Água de filtração direta;
  4. Distritos de medição virtuais para gestão inteligente e redução de perdas de água.

A chamada pública busca startups de base tecnológica com CNPJ ativo e faturamento anual de até R$ 16 milhões para propor soluções inovadoras para o setor de saneamento no Ceará.  Ao todo, serão selecionados até quatro projetos com soluções que contribuam para a excelência de gestão e operacional, para o crescimento econômico e para competitividade do setor, e que sejam alinhadas com as demandas e necessidades atuais do mercado.

“O programa de inovação aberta, tendo como base legal o marco legal das startups (Lei Complementar nº 182/2021), simplifica a contratação de soluções tecnológicas, com riscos mais controlados, redução de burocracia e alinhados às necessidades da empresa. A parceria com o Senai contribui ainda mais para as mitigações de risco, contrapartidas financeiras, além de suporte especializado no desenvolvimento das soluções”, diz Cailiny Medeiros, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica da Cagece.

As propostas escolhidas terão acesso ao suporte especializado da rede de Institutos de Inovação e Tecnologia do Senai e dos Hábitats de Inovação, proporcionando um ambiente ideal para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de alto impacto.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025