A Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará e o Senai Ceará lançaram a chamada pública Sanup, que oferecerá R$ 1 milhão em recursos financeiros e econômicos a empresas e startups de base tecnológica de todo o Brasil que desenvolvam projetos inovadores para solucionar alguns dos principais desafios da organização. A chamada é formada por quatro desafios:

  1. Otimização preditiva e automação de ETAs - Estações de Tratamento de Água com Inteligência Artificial;
  2. Sistema de pré ou pós-tratamento compacto de ETAs - Estações de Tratamento de Água de filtração direta para águas eutrofizadas;
  3. Sistema de tratamento de rejeito compacto de ETAs - Estações de Tratamento de Água de filtração direta;
  4. Distritos de medição virtuais para gestão inteligente e redução de perdas de água.

A chamada pública busca startups de base tecnológica com CNPJ ativo e faturamento anual de até R$ 16 milhões para propor soluções inovadoras para o setor de saneamento no Ceará.  Ao todo, serão selecionados até quatro projetos com soluções que contribuam para a excelência de gestão e operacional, para o crescimento econômico e para competitividade do setor, e que sejam alinhadas com as demandas e necessidades atuais do mercado.

“O programa de inovação aberta, tendo como base legal o marco legal das startups (Lei Complementar nº 182/2021), simplifica a contratação de soluções tecnológicas, com riscos mais controlados, redução de burocracia e alinhados às necessidades da empresa. A parceria com o Senai contribui ainda mais para as mitigações de risco, contrapartidas financeiras, além de suporte especializado no desenvolvimento das soluções”, diz Cailiny Medeiros, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica da Cagece.

As propostas escolhidas terão acesso ao suporte especializado da rede de Institutos de Inovação e Tecnologia do Senai e dos Hábitats de Inovação, proporcionando um ambiente ideal para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de alto impacto.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026