Na Katrium Indústrias Químicas, fabricante de cloro para tratamento de água do Rio de Janeiro, depois das adaptações iniciais, o trabalho em sistema home office colocou em evidência o engajamento das equipes e o comprometimento com os resultados da fábrica, que também produz potassa cáustica, utilizada na fabricação de defensivos agrícolas e fertilizantes para as plantações de soja e milho. A empresa tem 304 funcionários, dos quais 106 cumprem expediente de casa.
“Nem toda liderança pode trabalhar remotamente. Mas percebemos que, com acesso a relatórios e dados precisos e em tempo real sobre as operações em vigor, é possível gerenciar riscos e tomar decisões sem precisar estar fisicamente presente na planta. O uso da tecnologia tem sido fundamental nestes últimos meses. Temos notado que o confinamento e o fato de não precisarmos nos deslocar diariamente nos permite aumentar ainda mais o foco no trabalho e nos resultados. Quando a pandemia acabar, devemos avaliar se esses bons resultados vão se manter ou se o fato de as pessoas começarem a sair mais irá impactar o trabalho remoto. Por ora, está sendo muito positivo e nos leva a planejar incluir o home office dentro das nossas rotinas normais”, diz o diretor geral José Rosenberg.
De acordo com o executivo, faz parte das prioridades a capacitação dos colaboradores, uma vez que uma parcela pequena dos profissionais contratados tem experiência especificamente em indústria química.
A Katrium Indústrias Químicas S.A. tem como um dos principais objetivos atender ao mercado latino-americano de sais de potássio e derivados do cloro. A empresa conta com uma infraestrutura de apoio logístico composta por armazéns de líquidos nos portos do Rio de Janeiro e Santos. A empresa também conta com infraestrutura logística de líquidos e depósitos para armazenagem de sólidos embalados e em granéis na Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Mais Notícias HYDRO
Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.
16/12/2025
Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.
09/12/2025
Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.
09/12/2025