A Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento e a Cetrel firmaram um Acordo de Cooperação Técnica voltado à ampliação da cobertura de esgotamento sanitário nos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila. A parceria utiliza a infraestrutura já disponível da Cetrel, como a ETE - Estação de Tratamento de Efluentes e o emissário submarino, e conta com investimentos estimados em R$ 20 milhões para adequações técnicas. Esse modelo de cooperação permite otimizar recursos, reduzir custos operacionais, acelerar o cumprimento das metas do novo marco legal do setor e expandir rapidamente o acesso ao saneamento básico. O projeto prevê a instalação de redes coletoras, estações elevatórias e linhas de recalque, com todo o esgoto direcionado ao sistema integrado da Cetrel, que cuidará do pré-tratamento e da disposição final. Segundo Ivan Sant Anna, diretor comercial de água e efluentes da Cetrel, “o compartilhamento de infraestrutura oferece eficiência operacional, modicidade tarifária e amplia rapidamente o acesso ao saneamento básico”. Estima‑se que mais de 90% da população de Camaçari poderá ser beneficiada com tratamento adequado de esgoto, posicionando o município entre os melhores no cumprimento das metas do setor.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026