A ETA - Estação de Tratamento de Água em Xerém, RJ, operada pela CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos, passou por um processo de modernização com a chegada de um flocodecantador. Fornecido pela Enfil, o equipamento tem sido decisivo para elevar os padrões de eficiência e qualidade no tratamento de água distribuída à população da região, com vazão máxima de 1600 L/s.

Responsável por otimizar etapas essenciais como coagulação e floculação, o equipamento promove a rápida formação e separação de impurezas no início do processo de tratamento. Isso resulta em menor consumo de coagulantes e maior eficiência na remoção de partículas, cor e turbidez, indicadores fundamentais para a qualidade da água.

Além de acelerar o processo de decantação para a remoção de partículas sólidas, o flocodecantador é responsável por garantir uma recuperação de 99% da água bruta que entra no sistema, uma exigência prevista em edital. Essa eficiência melhora significativamente a performance da estação e minimiza a perda de água durante o processo de tratamento.

Esses ganhos se traduzem em uma operação mais estável, segura e sustentável, reforçando a confiabilidade no abastecimento e contribuindo diretamente para a segurança hídrica de Duque de Caxias e municípios vizinhos.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025