A ETA - Estação de Tratamento de Água em Xerém, RJ, operada pela CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos, passou por um processo de modernização com a chegada de um flocodecantador. Fornecido pela Enfil, o equipamento tem sido decisivo para elevar os padrões de eficiência e qualidade no tratamento de água distribuída à população da região, com vazão máxima de 1600 L/s.

Responsável por otimizar etapas essenciais como coagulação e floculação, o equipamento promove a rápida formação e separação de impurezas no início do processo de tratamento. Isso resulta em menor consumo de coagulantes e maior eficiência na remoção de partículas, cor e turbidez, indicadores fundamentais para a qualidade da água.

Além de acelerar o processo de decantação para a remoção de partículas sólidas, o flocodecantador é responsável por garantir uma recuperação de 99% da água bruta que entra no sistema, uma exigência prevista em edital. Essa eficiência melhora significativamente a performance da estação e minimiza a perda de água durante o processo de tratamento.

Esses ganhos se traduzem em uma operação mais estável, segura e sustentável, reforçando a confiabilidade no abastecimento e contribuindo diretamente para a segurança hídrica de Duque de Caxias e municípios vizinhos.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026