A transformação do setor de saneamento ganhou um novo capítulo com o lançamento do edital Celeste do Programa Sanepar Labs. A chamada abre espaço para que startups de diferentes regiões do país inscrevam propostas que unam tecnologia e sustentabilidade, com foco em soluções voltadas à digitalização do segmento.

O programa é uma parceria entre a Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná, Lactec, um dos maiores institutos de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, e a Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de projetos de PD&I - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com foco em soluções de baixo ou médio grau de maturidade tecnológica, alinhadas a demandas reais do saneamento. Entre os desafios previstos para o Grupo Celeste estão a aplicação de realidade aumentada para manutenção em infraestruturas, sistemas de micromedição de água inteligentes e de baixo custo, geração e gestão de energia em unidades operacionais remotas, otimização de recursos humanos e integração de múltiplas fontes renováveis de energia em unidades de saneamento.

As startups que participarem do programa serão beneficiadas por meio das conexões estratégicas, exposição da marca, apoio consultivo, capacitação e treinamentos, acesso aos parques tecnológicos e infraestrutura da Sanepar, além da qualificação e aceleração dos projetos.

Mais informações podem ser obtidas no site: https://hotmilk.pucpr.br/saneparlabs/.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025