Com investimento de R$ 2,4 milhões por meio do Programa MultiLab SC, financiado pela Fapesc - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, foi inaugurada no dia 23 de julho a ampliação do Laboratório de Análises de Combustíveis e Cromatografia (LAC) da FURB – Universidade de Blumenau, SC. A nova estrutura reforça a atuação em pesquisas voltadas à transição energética e à preservação ambiental.

O LAC, criado em 1998 e pioneiro na análise de combustíveis líquidos no Brasil, integra o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel da ANP. Semestralmente, coleta e analisa amostras de até 15 plantas produtoras e 41 bases de distribuição de diesel, etanol e gasolina em SC, PR e RS, garantindo a conformidade do combustível até o consumidor final.

Com a nova infraestrutura, o laboratório passará a realizar ensaios físicos e químicos em amostras sólidas (resíduos e biomassa) e gasosas (biogás, gás natural, gases de pirólise, gaseificação, síntese e hidrogênio), além de ampliar testes na identificação e quantificação de poluentes ambientais em recursos hídricos e biodiversidade. O coordenador do LAC, Prof. Vinicyus Wiggers, destaca que o investimento é o maior já realizado na história do laboratório, apontando um salto qualitativo na capacidade técnica e analítica.

O aporte integra o edital 15/2023 da Fapesc, que selecionou 50 laboratórios multiusuários em SC. Além do LAC, a FURB teve ampliados também a Central Laboratorial Claims e o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, com investimentos que somam mais de R$ 7 milhões.

O MultiLab SC promove uma rede integrada de laboratórios compartilhados em municípios como Florianópolis, Itajaí, Joinville e outras regiões do estado, fortalecendo a infraestrutura de pesquisa avançada em ciências agrárias, biológicas, saúde e engenharia.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025