Uma iniciativa do Grupo Águas do Brasil, de entrega voluntária e recolhimento de óleo para descarte ambientalmente correto, vem trazendo benefícios para os mananciais e lagoas. A empresa recolheu mais de 255 mil litros de óleo, desde 2019, quando o projeto Olhar Ambiental-Trata Óleo foi lançado, a princípio em apenas uma cidade, e atualmente sendo executado nos 33 municípios onde atua, preservando 6,3 bilhões de litros de água. Para se ter uma ideia, um litro de óleo tem potencial para poluir até 25 mil litros de água.

Somente no primeiro bimestre de 2025, foram recolhidos mais de 15 mil litros de óleo, que poderiam poluir mais de 386 milhões de litros de água. Em seis anos, o número de pontos de coleta saltou de 82 para quase 700. Além disso, o projeto evitou a emissão de 860 mil quilos de CO2, o que corresponde à poluição gerada por 2430 carros populares circulando mensalmente.

O Projeto Trata Óleo visa promover a conscientização sobre o descarte correto de óleo usado e sua destinação adequada, contribuindo para a proteção dos recursos hídricos e a redução das emissões de gases de efeito estufa.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026