A Paresi, plataforma que ajuda empresas na mensuração do impacto socioambiental de suas iniciativas, está trabalhando com a Sabesp no Programa Parceiros para o Impacto lançado pela área de sustentabilidade da companhia de saneamento. Os 42 consórcios de empreiteiras contratados para o programa Integra Tietê farão parte da iniciativa e passarão a utilizar a solução tecnológica da Paresi para gerar uma série de indicadores sociais e ambientais.
“O papel da Paresi é fornecer a ferramenta que essas contratadas vão usar para inserir dados socioambientais de suas obras e a partir daí reunir, apresentar e analisar todos os indicadores para que tenhamos um panorama completo da efetividade dessas ações nas comunidades que são afetadas pelas obras”, afirma Geovana Conti, CEO da Paresi.
Para definir os indicadores, diferentes áreas da Sabesp se envolveram na customização da plataforma da Paresi, que já utiliza como base de seus relatórios os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Nas últimas semanas, as empresas passaram por treinamentos para utilização da plataforma e puderam testar a ferramenta, que começou a coletar e organizar os dados de forma efetiva em 1º de junho.
Para Geovana, não se trata só de obras de infraestrutura, saneamento, ou da despoluição do rio, mas também de toda a jornada da comunidade durante as obras. “Queremos munir as companhias contratadas com informação para que consigam se relacionar com a comunidade e possam entender que tipo de legado elas estão construindo e deixando no fim dessas obras. Por isso, também vamos falar sobre educação ambiental, saúde, segurança no trabalho, economia comportamental e tudo isso vai ser oferecido tanto para as empresas, quanto para a comunidade que circunda a obra”, diz.
Até a conclusão do programa, em 2026, a Paresi vai disponibilizar mensalmente aos participantes elatórios exclusivos de performance de sustentabilidade socioambiental.
Caso as companhias estejam de acordo com indicadores de performance receberão um selo de parceiro para o impacto. Aquelas que conseguirem acumular quatro selos ao longo do programa receberão o certificado de “Parceiro para o Impacto”, da Sabesp.
Mais Notícias HYDRO
Especialistas do setor e comunidade podem enviar sugestões para o documento até o dia 6 de julho.
10/06/2025
Iniciativa viabiliza alternativas sustentáveis para o abastecimento em polos produtivos.
10/06/2025