Um conjunto de ações elaborado pela Águas de Bombinhas, SC, vem mostrando resultados no índice de redução de perdas de água tratada, que chegou a 15% – um número inferior à média nacional, de 38% de acordo com os números divulgados pelo Instituto Trata Brasil. Em Santa Catarina, a média é de 35%. Conforme o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, o objetivo da empresa é continuar diminuindo constantemente os números.

“A redução no índice de perda de água tratada é um objetivo da concessionária, tanto pela economia como pelo enfoque sustentável”, explica. “A redução de perdas representa a melhor distribuição de água para os bairros e, consequentemente, maior oferta de água tratada”, completa.
Durante os últimos meses a Águas de Bombinhas concluiu a instalação de três novos macromedidores em pontos estratégicos.

Também foram instaladas três válvulas redutoras de pressão.

Além destes equipamentos, as equipes da Águas de Bombinhas realizam aproximadamente 150 reparos por mês em diferentes pontos do sistema de abastecimento (cavaletes, ramais de ligação e redes), que buscam reduzir o prazo de 12h para justamente evitar maiores perdas.
 



Mais Notícias HYDRO



Sabesp investe R$ 2,4 bilhões em obras de segurança e resiliência hídrica até 2026 

Neste ano, 1220 L/s foram acrescidos no estado de São Paulo.

07/10/2025


Startup monitora bombas de esgoto em São Paulo com uso de IA

Empresa fechou parceria com a Sabesp.

07/10/2025


Obras de limpeza e retirada de lodo da ETE Hortolândia são concluídas

Desde que os trabalhos foram iniciados, os odores tiveram diminuição de 70%.

08/10/2025