A SP Águas, responsável pela gestão e fiscalização dos recursos hídricos no estado de São Paulo e vinculada à Semil - Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, passou a integrar a Abar - Associação Brasileira de Agências de Regulação, uma das mais importantes redes de cooperação entre entidades reguladoras no Brasil.

Com trajetória iniciada em 1999, a Abar busca aprimorar o ambiente regulatório brasileiro, promovendo o desenvolvimento técnico das agências e incentivando o intercâmbio de conhecimentos. A filiação traz à SP Águas uma série de vantagens, como a capacitação técnica dos servidores por meio de cursos, seminários, congressos e outras ações; intercâmbio de experiências e compartilhamento de boas práticas regulatórias promovidos pelas oito Câmaras Técnicas da Abar, que contam com a participação das demais 74 associadas; e o acompanhamento de normas e da atuação legislativa em temas relacionados à regulação e às agências reguladoras.

“Este é mais um passo para consolidar a SP Águas como referência nacional em gestão hídrica. A parceria com a Abar trará ganhos institucionais, técnicos e operacionais, reforçando nosso compromisso com a excelência regulatória, o compartilhamento de conhecimento e o fortalecimento da governança no setor”, explica Camila Viana, diretora-presidente da SP Águas.

A SP Águas atua na fiscalização, regulação e controle do uso da água em todo o estado. Com foco em sustentabilidade e resiliência hídrica, seu trabalho visa mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos e garantir a segurança hídrica.



Mais Notícias HYDRO



Unipar realiza cerimônia de entrega da modernização da fábrica de Cubatão

Anunciado em 2023, o projeto teve investimento de mais de R$ 1 bilhão.

16/12/2025


Grupo Potencial implementa ETE com circuito fechado de água e energia

Com investimento de R$ 120 milhões, o projeto integra o reúso total da água tratada à geração de biogás.

09/12/2025


Flow-3D Hydro amplia precisão de simulações hidráulicas no saneamento

Software da Flow Science, representado no Brasil pela M&N, apoia projetos de ETA, ETE e infraestrutura hídrica.

09/12/2025