O CIRS Búzios 2025 – Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento está com inscrições abertas até 30 de junho para submissão de artigos técnico-científicos de alunos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o evento, que acontecerá entre 6 e 10 de outubro, em Búzios, RJ, em forma de pôster digital (e-pôster); e os mais bem pontuados de cada tema serão expostos na plenária do congresso em formato de pitch.

Os artigos, que precisam ser inéditos, devem ser enquadrados em um dos quatro eixos temáticos determinados pela comissão examinadora: abastecimento de água; coleta e tratamento de esgoto; drenagem; resíduos sólidos. Os autores podem submeter até três trabalhos em quaisquer categorias, encaminhando-os com resumo e apresentação em inglês e português.

“O CIRS nasceu com um conceito distinto. É aberto a empresários, autoridades, profissionais dos setores público e privado e, também, acadêmicos. Isso faz com que os pesquisadores não fiquem restritos a uma bolha, falando entre si. Eles têm, ao lado, pessoas que podem transformar aquele avanço tecnológico apresentado em uma política pública ou implementar determinada inovação em uma empresa”, explica Fernando Altino Rodrigues, professor do Centro de Estudos em Meio Ambiente Industrial (Cemai/UERJ).

Interessados em enviar seus trabalhos podem fazê-lo até o dia 30 de junho, de forma gratuita, pelo site: https://masterplan.eng.br/cirs-2025/. Já o edital completo pode ser acessado pelo link: https://abrir.link/envrD.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025