O bairro Riviera de São Lourenço, empreendimento da Sobloco Construtora em Bertioga, no litoral norte de São Paulo, mantém um amplo sistema autônomo de saneamento básico, cuidado e gestão dos recursos hídricos.

O sistema de saneamento básico autônomo foi executado e é mantido com investimento privado. A água é tratada e pode ser tomada pela população do bairro diretamente da torneira, graças a um ciclo que começa na estação de captação na cabeceira do Rio Itapanhaú, percorre 4,4 quilômetros de linhas adutoras até a ETA - Estação de Tratamento de Água, com capacidade para 1,2 milhão de L/h.

O processo também contempla a distribuição para os mais de 13 mil imóveis residenciais e comerciais da Riviera, por meio de uma rede superior a 70 quilômetros de extensão. Fazem parte da estrutura as operações da ETA e do LCA - Laboratório de Controle Ambiental, que monitora constantemente a qualidade das águas do bairro (do mar, canais e do tratamento de esgotos).

O processo ainda inclui uma ETE - Estação de Tratamento de Esgotos, que trata os efluentes dos imóveis da Riviera, fechando assim o ciclo da água no bairro.

Para viabilizar esse resultado, são realizadas inspeções periódicas em vários pontos da rede de distribuição, considerando uma metodologia apurada para lidar com a variação populacional do bairro. Modelo, inclusive, a servir de exemplo para outros bairros e cidades.

A qualidade da água também se estende para além das fronteiras da Riviera de São Lourenço. A praia de São Lourenço conta com bandeira verde da Cetesb o ano todo, com garantia de salubridade para seus usuários, sejam moradores, visitantes ou turistas.



Mais Notícias HYDRO



A pedido da CNI, Fundo Clima inclui reúso e dessalinização entre prioridades

Recursos somam R$ 21,2 bilhões e serão operados pelo BNDES. Inclusão foi aprovada no dia 8 de abril.

23/04/2025


Dispositivo de monitoramento da Cetrel possibilita monitoramento de recursos hídricos em tempo real

Produto coleta informações por meio de sensores inteligentes.

23/04/2025