O bairro Riviera de São Lourenço, empreendimento da Sobloco Construtora em Bertioga, no litoral norte de São Paulo, mantém um amplo sistema autônomo de saneamento básico, cuidado e gestão dos recursos hídricos.

O sistema de saneamento básico autônomo foi executado e é mantido com investimento privado. A água é tratada e pode ser tomada pela população do bairro diretamente da torneira, graças a um ciclo que começa na estação de captação na cabeceira do Rio Itapanhaú, percorre 4,4 quilômetros de linhas adutoras até a ETA - Estação de Tratamento de Água, com capacidade para 1,2 milhão de L/h.

O processo também contempla a distribuição para os mais de 13 mil imóveis residenciais e comerciais da Riviera, por meio de uma rede superior a 70 quilômetros de extensão. Fazem parte da estrutura as operações da ETA e do LCA - Laboratório de Controle Ambiental, que monitora constantemente a qualidade das águas do bairro (do mar, canais e do tratamento de esgotos).

O processo ainda inclui uma ETE - Estação de Tratamento de Esgotos, que trata os efluentes dos imóveis da Riviera, fechando assim o ciclo da água no bairro.

Para viabilizar esse resultado, são realizadas inspeções periódicas em vários pontos da rede de distribuição, considerando uma metodologia apurada para lidar com a variação populacional do bairro. Modelo, inclusive, a servir de exemplo para outros bairros e cidades.

A qualidade da água também se estende para além das fronteiras da Riviera de São Lourenço. A praia de São Lourenço conta com bandeira verde da Cetesb o ano todo, com garantia de salubridade para seus usuários, sejam moradores, visitantes ou turistas.



Mais Notícias HYDRO



Pesquisa da Unesp destaca resiliência das águas subterrâneas da Bacia do Paranapanema

Estudo pioneiro mostra estabilidade dos aquíferos mesmo em períodos de estresse hídrico.

29/07/2025



Fórum debate rumos do saneamento em meio a incertezas regulatórias

Evento em São Paulo discutirá impactos da reforma tributária e caminhos para universalização até 2033.

29/07/2025