O Cantareira Norte Shopping, que fica na região de Pirituba, em São Paulo, empreendimento administrado pela Lumine, opera um sistema hídrico autossuficiente que gera economia mensal de 3 milhões de litros de água potável, além de tratar cerca de 3,3 milhões de litros de esgoto, trazendo benefícios ambientais e sociais.

A crise hídrica é uma preocupação global e grandes metrópoles buscam soluções sustentáveis para mitigar os impactos econômicos e ambientais. Diante desse cenário, o Cantareira Norte Shopping investiu mais de R$ 4,3 milhões na implantação de um sistema que garante a independência do sistema Cantareira, um dos principais responsáveis pelo abastecimento da Grande São Paulo. A gestão eficiente da água é essencial para o futuro das grandes cidades. “Nosso modelo é um exemplo de como o setor varejista pode contribuir para a preservação dos recursos naturais. Além do impacto ambiental positivo, a estrutura sustentável do shopping gera benefícios para toda a comunidade, impulsionando o crescimento e a valorização da região”, destaca Humberto Moreira, superintendente do shopping.

O abastecimento do empreendimento é realizado por um poço tubular, que armazena a água potável em dois tanques com capacidade total de 500 mil litros. O consumo diário gira em torno de 100 mil litros. Além disso, o shopping conta com uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, responsável por captar toda a água utilizada nos sanitários e praça de alimentação, submetendo-a a um processo de purificação químico e biológico. O resultado é a geração de água de reúso, utilizada para irrigação de jardins e descargas, reduzindo significativamente o desperdício.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025